"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14608

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sabrina Aparecida Monteiro
Orientador TEREZINHA DUARTE VIEIRA
Título A face oculta das relações raciais na Educação Infantil: resultados e discussões
Resumo Este trabalho de pesquisa tem como objetivo fazer uma releitura da experiência do estágio em Educação Infantil, de modo a compreender o lugar das relações raciais no âmbito da educação das crianças. É uma pesquisa de cunho qualitativo, com abordagem teórica e empírica. Para a coleta de dados, realizamos um estudo teórico e uma revisão de literatura pautada nos clássicos modernos do ocidente que estudam a criança e a sua educação, sendo eles: Jan A. Comenius (2011), Jean-Jacques Rousseau (1979) e Philippe Ariès (1986). Buscamos também referenciais teóricos que tratam das questões das relações étnico-raciais e conceitos derivados na contemporaneidade, autores como Munanga (2003), Trinidad (2011), Gaudio (2013), Cavalleiro (2018), dentre outros. Para identificar e classificar as categorias de análise da pesquisa fizemos leituras, resumos e sínteses. Seguidamente selecionamos as seguintes categorias: raça, etnia, étnico-racial, identificação étnico-racial e auto identificação étnica. Elas consistem nos fundamentos que usamos para analisar os documentos, o diário de bordo, o relatório final, as narrativas e os outros registros elaborados durante o estágio supervisionado em Educação Infantil; bem como auxiliaram na interpretação da concepção de criança e de sua educação na modernidade, conforme entenderam os clássicos da modernidade. Os resultados mostram que na modernidade as crianças negras não foram objetos de estudo e de interesse por parte dos autores daquele período histórico; os registros do estágio revelam que as questões raciais não foram discutidas nem enfrentadas na instituição infantil em que o estudo aconteceu, durante o período estudado; identificamos também que crianças cada vez mais novas exprimem o desejo de mudarem a sua aparência, de modo a se encaixar naquilo que é constantemente apresentado para ela de diferentes maneiras. Observamos ainda que as crianças negras enfrentam dificuldades de auto aceitação no que diz respeito aos seus corpos, a sua aparência e principalmente sobre os seus cabelos, outro resultado encontrado é a omissão das professoras diante de situações de racismo que aconteceram no cotidiano da instituição em que aconteceu o estágio. Com base nesses resultados, constatamos que as relações raciais estão presentes de modo oculto no âmbito da educação das crianças. O que revela a necessidade do desvelamento, do enfrentamento e da discussão no contexto das relações da sala de atividades, da instituição e da família. Destacamos a importância do engajamento desses espaços no processo de construção da identidade racial das crianças, pois o silêncio dessas instituições contribui majoritariamente para a consolidação do racismo presente na sociedade. Daí a relevância deste estudo.
Palavras-chave relações raciais, educação infantil, crianças
Forma de apresentação..... Vídeo
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