Resumo |
TEMA: A abordagem do contexto da pandemia da Covid-19 por meio do uso de histórias e jogos lúdicos. PÚBLICO ALVO: Crianças entre sete meses e dois anos de idade, e entre três e cinco anos. JUSTIFICATIVA: Na atualidade, a saúde pública enfrenta um novo desafio relacionado à pandemia da Covid-19. Com isso, tornou-se evidente a importância de manter a população informada como estratégia fundamental para o seu enfrentamento. No entanto, esta estratégia ainda carece de ações de educação em saúde voltadas para crianças. Embora não seja o público mais vulnerável à infecção e complicações, estes podem contribuir para a propagação da doença. OBJETIVOS: Relatar a experiência no desenvolvimento de materiais educativos para crianças sobre a Covid-19. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) acerca da confecção de livros e jogos infantis sobre a Covid-19. A construção do material ocorreu no mês de maio de 2021, a fim de atender a proposta pedagógica da disciplina Educação em Saúde. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura em diferentes bases de dados, com o objetivo de identificar informações atuais e confiáveis sobre a temática. A partir desse levantamento, foi realizada a confecção do material, obedecendo os critérios relacionados ao conteúdo, estrutura, organização, linguagem e layout. Para isso, o mesmo foi submetido ao processo de edição e diagramação utilizando o Google Apresentações. RESULTADOS: Foram elaborados dois materiais didáticos digitais, um com vinte e nove páginas, e outro com dezessete, ambos compostos por capa, regras e texto principal (contendo a história/jogo). Ressalta-se que o jogo estava disponível somente no material destinado às crianças de três a cinco anos, e este contava com um tabuleiro e dois peões. Ainda, o material para as crianças entre três e cinco anos contava com um caça-palavras, com a finalidade de auxiliar na fixação do conteúdo. Para torná-los lúdicos, os materiais foram organizados para serem apresentados da seguinte forma: leitura da história e realização do jogo, e assim sucessivamente. Importante ressaltar que a proposta dos materiais considera a participação ativa de um adulto, haja vista a necessidade da leitura e impressão do material para a criança. Nos dois materiais produzidos, a história envolvia a experiência de dois irmãos que presenciavam, diariamente, a realização de medidas preventivas pelos pais, profissionais da saúde, contra a infecção pelo vírus causador da Covid-19. Já o jogo apresentava perguntas com quatro alternativas de respostas sobre a temática. Os conteúdos foram divididos da seguinte maneira: apresentação sobre o coronavírus; forma de transmissão e de proteção da doença. CONCLUSÕES: Destaca-se a importância de desenvolver estratégias de educação em saúde pautadas nas dimensões biopsiciossociais dos indivíduos, e não apenas de forma prescritiva que, infelizmente, ainda são hegemônicas. |