"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14586

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, FNDE, FUNARBE, Outros
Primeiro autor Bruna de Oliveira Alves
Orientador RAYSSA NOGUEIRA RODRIGUES MACHADO
Outros membros Amanda de Paula Nogueira, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Giselle Oliveira Paiva, Natalie Andressa Lima de Matos
Título Criança e educação em saúde sobre a Covid-19: relato de experiência sobre a construção de materiais didáticos
Resumo TEMA: A abordagem do contexto da pandemia da Covid-19 por meio do uso de histórias e jogos lúdicos. PÚBLICO ALVO: Crianças entre sete meses e dois anos de idade, e entre três e cinco anos. JUSTIFICATIVA: Na atualidade, a saúde pública enfrenta um novo desafio relacionado à pandemia da Covid-19. Com isso, tornou-se evidente a importância de manter a população informada como estratégia fundamental para o seu enfrentamento. No entanto, esta estratégia ainda carece de ações de educação em saúde voltadas para crianças. Embora não seja o público mais vulnerável à infecção e complicações, estes podem contribuir para a propagação da doença. OBJETIVOS: Relatar a experiência no desenvolvimento de materiais educativos para crianças sobre a Covid-19. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de alunos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) acerca da confecção de livros e jogos infantis sobre a Covid-19. A construção do material ocorreu no mês de maio de 2021, a fim de atender a proposta pedagógica da disciplina Educação em Saúde. Inicialmente, foi realizada uma revisão da literatura em diferentes bases de dados, com o objetivo de identificar informações atuais e confiáveis sobre a temática. A partir desse levantamento, foi realizada a confecção do material, obedecendo os critérios relacionados ao conteúdo, estrutura, organização, linguagem e layout. Para isso, o mesmo foi submetido ao processo de edição e diagramação utilizando o Google Apresentações. RESULTADOS: Foram elaborados dois materiais didáticos digitais, um com vinte e nove páginas, e outro com dezessete, ambos compostos por capa, regras e texto principal (contendo a história/jogo). Ressalta-se que o jogo estava disponível somente no material destinado às crianças de três a cinco anos, e este contava com um tabuleiro e dois peões. Ainda, o material para as crianças entre três e cinco anos contava com um caça-palavras, com a finalidade de auxiliar na fixação do conteúdo. Para torná-los lúdicos, os materiais foram organizados para serem apresentados da seguinte forma: leitura da história e realização do jogo, e assim sucessivamente. Importante ressaltar que a proposta dos materiais considera a participação ativa de um adulto, haja vista a necessidade da leitura e impressão do material para a criança. Nos dois materiais produzidos, a história envolvia a experiência de dois irmãos que presenciavam, diariamente, a realização de medidas preventivas pelos pais, profissionais da saúde, contra a infecção pelo vírus causador da Covid-19. Já o jogo apresentava perguntas com quatro alternativas de respostas sobre a temática. Os conteúdos foram divididos da seguinte maneira: apresentação sobre o coronavírus; forma de transmissão e de proteção da doença. CONCLUSÕES: Destaca-se a importância de desenvolver estratégias de educação em saúde pautadas nas dimensões biopsiciossociais dos indivíduos, e não apenas de forma prescritiva que, infelizmente, ainda são hegemônicas.
Palavras-chave Covid-19, crianças, educação em saúde
Forma de apresentação..... Vídeo
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