"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14576

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Talita da Conceição de Oliveira Fonseca
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Outros membros Rodrigo Bicalho Mendes
Título Arquitetura e tecnologia educacional no ensino de enfermagem
Resumo As inovações tecnológicas estão sendo integradas ao nosso cotidiano de maneira intensa, impactando na forma como a sociedade se organiza e tendo importância em todos os setores, inclusive na educação. No ensino de enfermagem novas tendências em relação às estratégias de ensino-aprendizagem apontam para a adoção de métodos inovadores. O uso de tecnologias educacionais, entendidas como ferramentas facilitadoras, potencializa a educação e devem ser voltadas para o desenvolvimento de conhecimentos a serem utilizados com finalidade prática. Assim, tendo a sala de aula virtual como o centro das transformações pelas quais passou a educação, destaca-se a necessidade de estudos interdisciplinares que reflitam sobre o ciberespaço. O objetivo da pesquisa é identificar a contribuição da Arquitetura para o desenvolvimento de uma tecnologia educacional na área da Enfermagem. A pesquisa é importante para as duas áreas, visto que a complexidade das inovações tecnológicas demanda trabalho conjunto. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e é parte de pesquisa de doutorado em andamento. Essa primeira fase constitui-se de uma revisão de literatura sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem e nos usuários. De acordo com os resultados preliminares, todas as eras foram tecnológicas, cada uma à sua maneira. A primeira revolução da tecnologia da informática, a partir de 1970, foi norte-americana. No Brasil, em 1975 a Empresa Brasileira de Telecomunicações recebeu a incumbência de instalar e explorar uma rede nacional de transmissão de dados. Porém, a internet comercial no país só entrou em processo de expansão no início dos anos 2000. Com relação aos impactos no processo de ensino-aprendizagem, evidenciou-se que as TDICs têm grande potencial, podendo expandir e enriquecer a aprendizagem, contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e promover o desenvolvimento da capacidade de pensar de forma independente. Além disso, é possível ministrar aulas dinâmicas, interativas e colaborativas. Porém, a inclusão das TDICs na educação encontra diversos desafios: domínio do professor sobre as tecnologias, boa estrutura física e material da escola, capacitação docente, nova postura do aluno, exclusão digital e as assimetrias educacionais pré-existentes como a desigualdade social, as estratégias pedagógicas adotadas e a falta de recursos. Ademais, a utilização de tecnologias na educação não está imune ao ciclo vicioso da alienação do indivíduo. Muitos ainda apresentam dificuldades para transformar as informações em conhecimento pertinente para o processo de formação. Mesmo considerando que o acesso às novas tecnologias foi ampliado, observa-se a sociedade contemporânea segue defasada quanto ao entendimento e enfrentamento dos desafios postos à educação. Assim, a Arquitetura pode assumir o papel de amenizar a ação desterritorializante do ciberespaço, contribuindo para uma educação inovadora.
Palavras-chave Educação, inovação em saúde, ciberespaço
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.