Resumo |
Os processos de conformação mecânica dão origem a produtos utilizados por diversos setores produtivos do país, entre os quais pode-se citar a construção civil (barras e perfis), a indústria automobilística (peças estampadas ou forjadas, fios) e o agronegócio (peças estampadas ou forjadas, fios). Dessa forma, o estudo e aprimoramento dos processos de conformação se torna essencial, para atender de forma eficiente sua ampla carteira de clientes. Uma ferramenta fundamental para esse estudo e aprimoramento é a simulação numérica pelo método de elementos finitos. O trabalho em questão está inserido em uma linha de pesquisa voltada para desenvolver softwares que atendam as empresas de conformação mecânica nacionais em termos de simulações por elementos finitos. Dentro desse contexto, o presente trabalho teve por objetivo criar um pós-processador, para melhorar a parte de visualização gráfica dos resultados gerados nas simulações dos programas elaborados até então. Nesses programas, a tela de pós-processamento exibe o passo e o resultado escolhidos pelo usuário e, dentro do elemento da malha, não há transição de cores. Visando atender ao desenvolvimento pretendido, três etapas foram seguidas: criação da tela principal do pós-processador, programação das funcionalidades da tela principal e testes com o pós-processador. A criação da tela consistiu da definição do seu layout, ou seja, suas funcionalidades (menus e submenus). Na sequência, as ações associadas aos submenus da tela principal foram programadas, utilizando-se a linguagem FORTRAN95. Os testes do pós-processador elaborado consistiram em avaliar a performance do mesmo em relação à exibição de resultados para três arquivos de saída de um software de simulação de recalque de cilindro de aço. A utilização do pós-processador obtido evidenciou sua capacidade para ler o arquivo de saída da simulação de recalque e apresentar resultados gráficos de uma forma mais próxima àquela dos programas comerciais de elementos finitos. O programa exibiu figuras nítidas e bem distribuídas na tela, cujo posicionamento pôde ser ajustado por meio de comandos de ampliação e translação. Além disso, através das ferramentas de animação contidas no pós-processador, foi possível visualizar o fenômeno de recalque do cilindro por meio da sucessão dos passos da simulação. Portanto, é fato que o trabalho realizado representou ganhos substancias em relação aos pós-processadores anteriores da linha de pesquisa, devendo assim ser inserido nos programas já desenvolvidos e acrescentado nos programas futuros. É importante ressaltar que, para alguns passos dos arquivos de saída, a transição de cores dentro de alguns elementos ficou caracterizada por um traço diagonal. Deste modo, julga-se oportuno o estudo de ferramentas de programação que melhorem esta questão. |