Resumo |
Nos últimos anos é notável o aumento de interesse dos jovens em jogos eletrônicos, como também a grande taxa de reprovação em disciplinas introdutórias à programação em cursos superiores na área da computação, o que causa atraso na formação do aluno ou até mesmo leva à evasão. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo introduzir conceitos básicos sobre programação a novos alunos do curso de Ciência da Computação por meio da criação e validação de um jogo digital, chamado Maze Code. O jogo Maze Code é um serious game do gênero escape room e puzzle com uma temática relacionada à programação e alguns de seus conceitos relacionados. Por se tratar de um jogo com a temática de programação, conceitos de compiladores e interpretadores de linguagens de programação foram utilizados durante seu desenvolvimento. O jogo foi construído no game engine Unity, com base no conceito da retórica procedural e desenvolvido em três etapas, seguindo os conceitos do design participativo. A primeira etapa foi a da idealização do jogo. Já a segunda e a terceira, as etapas de desenvolvimento, onde ao final de cada uma delas era apresentado tudo que havia sido desenvolvido até o momento para alguns alunos, que respondiam questionários para avaliar a relevância e a aceitação do jogo atual pelo seu público-alvo. Essas respostas eram utilizadas para ajustar o jogo às expectativas dos alunos na etapa seguinte. Ao fim da primeira etapa foram apresentadas algumas opções de interface, estética e jogabilidade para que os alunos pudessem escolher o que consideravam melhor, e ao fim da segunda e da terceira etapas foram apresentadas versões jogáveis do Maze Code, onde os alunos avaliaram o que gostaram e não gostaram do jogo, além de dar sugestões para melhorias. Realizando uma análise mais detalhada nos resultados obtidos com esses dois últimos questionários, foi possível notar que houve uma melhora considerável em relação a experiência do jogo em geral, além de uma grande evolução nas respostas quando se trata da interface de interação do jogo, pois foram realizadas diversas mudanças para obtermos uma interface mais interativa e fácil de se usar, e que estivesse de acordo com o público-alvo. Como conclusões do trabalho temos que os resultados obtidos reforçaram que o uso da retórica procedural é eficaz para o ensino de programação básica no contexto do trabalho. Também foi possível observar que o design participativo ajudou a melhorar a aceitação do jogo pelos alunos do curso, uma vez que desta forma ela ganhava as características desejadas por eles a cada etapa. |