Resumo |
Este trabalho propõe reflexões a partir de resultados parciais da pesquisa de mestrado intitulada “Conhecendo Pitágoras: Oficinas de formação de professores dos anos iniciais da escola básica para o ensino de geometria”. Tem como objetivo analisar as contribuições dessas oficinas para uma ressignificação da percepção da matemática pelos professores. A pesquisa se justifica pela preocupação em relação ao ciclo vicioso presente no processo de ensino/aprendizagem em matemática, em que parte dos alunos que não aprenderam matemática na educação básica, ao se tornarem professores pedagogos, ensinam a disciplina de forma inadequada e que não favorece a efetivação da aprendizagem. Algumas pesquisas, no entanto, apontam a formação polivalente do professor pedagogo como um dos fatores da não aprendizagem dos alunos. Essa investigação defende que entre os fatores que levam ao insucesso na aprendizagem matemática está a didática da disciplina. Fundamentada nos trabalhos de D’Ambrósio e Skovsmose, essa pesquisa acredita que o principal problema do ensino de matemática é a não contextualização dos conceitos ensinados, tratando como importante apenas os conteúdos advindos de culturas de poder econômico/social. Por esse motivo, a aprendizagem da matemática nas camadas populares se torna limitada, por não ter o capital cultural exigido. Diante dessas circunstâncias, foram oferecidas oficinas de formação docente de carácter interdisciplinar, com base na pedagogia freireana, interligando a geometria pitagórica, a contação de história, a geografia e o contexto sócio cultural, utilizando materiais didáticos manipuláveis. Foram realizadas na modalidade remota, com atividades síncronas e assíncronas. Os dados foram coletados a partir da observação participante e pelo acesso à plataforma das atividades do Google Sala de Aula. A partir da análise dos dados já catalogados, considera-se que as oficinas contribuíram para a aproximação dos professores com a didática baseada na metodologia ativa. É imprescindível que esse contato aconteça para que os docentes sejam protagonistas de suas próprias aprendizagens, e assim, consolidem seus conhecimentos em matemática/geometria, superando suas dificuldades na formação. |