"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14548

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Said Slaibi Araujo
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Título Imaginários sociodiscursivos a respeito da COVID-19 em publicações de agentes religiosos nas redes sociais
Resumo Em meio a uma crise sanitária causada pela disseminação do vírus SARS-CoV-2, a população brasileira, sedenta por informações, viu-se em um “fogo cruzado” entre os discursos veiculados pelas esferas governamentais e pelos meios de comunicação. Na busca por informações, parte da população recorreu a publicações nas redes sociais, provenientes de fontes que consideram confiáveis, as quais frequentemente correspondem a pessoas que, nas redes sociais, agem como “influenciadores digitais”, ou seja, atuam como pessoas cujas opiniões são assimiladas e compartilhadas por inúmeros seguidores. Nesse contexto, interessa-nos analisar a influência de atores que transitam tanto no âmbito religioso quanto no político, e que exercem essa influência junto à população, o que nos levou a escolher como objeto de estudo 10 publicações, 5 do Deputado Federal e Pastor Marco Feliciano e 5 do Pastor Silas Malafaia postadas, respectivamente, no Twitter e no Youtube, entre 12 de Março e 15 de Maio de 2021, durante os primeiros meses de disseminação do vírus no Brasil. Justificamos nossa pesquisa por se tratarem de publicações que envolveram nomes reconhecidos no país, além da temática ser de interesse de saúde pública. A pesquisa desdobrou-se em dois grandes momentos: de início, nos pautamos na análise das 10 publicações visando, sobretudo, identificar e interpretar os imaginários sociodiscursivos projetados pelos locutores e as estratégias discursivas por eles utilizadas, além de observar a interdiscursividade entre os domínios político e religioso, por meio dos modos de organização do discurso, nos termos de Charaudeau (2016). Em um segundo momento, buscamos investigar como se deu a recepção das publicações pelo público, por meio da instância da recepção de concordância e discordância (do dito e do estatuto do emissor), prevista no Modo de Organização Argumentativo. Ademais, procuramos identificar e classificar comentários intolerantes direcionados às figuras dos enunciadores. Para atingir tais fins, copiaram-se os tweets e transcreveram-se os vídeos, para posterior análise. Em seguida, coletaram-se os comentários, totalizando 2.644. Dado o volume de comentários nos vídeos de Malafaia, optamos por uma coleta por saturação de 10%. Nossos resultados indicaram que os locutores assumiram posicionamentos semelhantes e projetaram mais imaginários ligados aos saberes de crença, apesar de utilizarem diferentes estratégias discursivas. No que concerne à instância da recepção, verificou-se comportamento similar por parte dos internautas que engajaram as publicações: parte expressiva dos comentários tangenciou as temáticas das publicações; ora debateu-se assuntos que não haviam sido propostos pelos locutores, ora houve troca de farpas pessoais entre os comentaristas, indicando uma baixa aderência dos internautas em relação às postagens por elas mesmas. Constatou-se um expressivo número de comentários intolerantes, sendo a maioria deles atribuídos ao processo de ridicularização.
Palavras-chave redes sociais, imaginários sociodiscursivos, agentes religiosos
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,61 segundos.