"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14544

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Suéllen Stéfani Felício Lourenço
Orientador MARIANA RAMALHO PROCOPIO XAVIER
Outros membros ANA CAROLINA GONCALVES REIS
Título A representação de pessoas negras na campanha #AvonTáOn
Resumo Neste trabalho, apresentamos as reflexões preliminares de nossa pesquisa de mestrado, cujo objetivo geral é analisar como as pessoas negras são discursivamente representadas na campanha publicitária #AvonTáOn. Nossos objetivos específicos são: i. Caracterizar o contrato de comunicação que rege a campanha publicitária #AvonTáOn; ii. Investigar os componentes linguísticos, discursivos, sonoros e icônicos da campanha, bem como aplicar os modos de organização do discurso; iii. Identificar os principais imaginários sociodiscursivos e estereótipos sobre pessoas negras que aparecem na campanha. A escolha da Avon como objeto de estudo deveu-se ao novo momento da empresa apresentado ao público por meio da parceria inédita com o Big Brother Brasil, trazendo temas importantes como a diversidade, o estímulo ao empoderamento e ao empreendedorismo feminino, além de quebrar alguns preconceitos e barreiras gerados nos anos anteriores. Nosso principal eixo teórico-metodológico foi a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, que se mostra relevante por levar em conta a linguagem e o contexto psicossocial que permite a sua manifestação (MACHADO, 1992). Lançamos mão, ainda, das noções de contrato de comunicação, dos modos de organização do discurso, de estereótipo e imaginários sociodiscursivos do mesmo autor. Aliamos a este repertório teórico, as seguintes discussões: racismo estrutural (ALMEIDA, 2019), a contribuição de autoras negras para compreender representações atribuídas à pessoa negra na sociedade (RIBEIRO, 2018; COLLINS, 2019; HOOKS, 2019), a história da beleza no Brasil (SANT’ANNA, 2014) e a representação de pessoas negras na mídia (WINCH; ESCOBAR, 2012; ROCCO, 2017). Na análise da campanha #AvonTáOn, temos considerado a forma com que as pessoas negras se apresentam na campanha, a relação do corpo com a imagem retratada, os efeitos sonoros, os artefatos verbais e icônicos da campanha e o modo como esses aspectos podem reproduzir estereótipos e/ou imaginários sociodiscursivos (CHARAUDEAU, 2017) presentes na sociedade. As análises até o momento empreendidas nos levam a confirmar nossa hipótese de pesquisa, de que a identidade negra se fará presente discursivamente na campanha de modo a concretizar a pauta da diferença. Contudo, devido às restrições situacionais e linguísticas que se apresentam no contrato de comunicação da campanha publicitária, nos deparamos com alguns limites para essa representação das pessoas negras e, com isso, encontrarmos a reprodução de imaginários cristalizados sociohistoricamente a elas.
Palavras-chave Avon, análise do discurso, pessoas negras.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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