"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14540

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marilane de Souza Bhering
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Outros membros THIAGO HENRIQUE MOTA SILVA
Título Componentes Curriculares e BNCC: o que dizem os documentos normativos acerca da Lei 10639/2003?
Resumo Dada a relevância da temática da diversidade étnico-racial na sociedade brasileira e da emergência de grupos sociais cada vez mais plurais nos diversos espaços formais e não formais de educação. Procuramos compreender, a importância da Lei 10639/2003 que torna obrigatório no currículo a temática História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, para a correção das desigualdades históricas presentes em diferentes contextos da nossa sociedade. Discorrer sobre a Lei 10639/2003 é perceber o quadro de mudanças, que enxerga na diversidade e na valorização de diferentes culturas, uma forma de demonstrar o papel do Estado como mediador de uma educação antirracista, democrática e plural. Desse modo, objetivou-se compreender o papel das diferentes culturas nos documentos normativos principalmente após a sanção da Lei 10639/2003. Assim sendo, tais documentos asseguram o direito da aprendizagem de crianças e jovens em processo de formação, como, por exemplo, as Diretrizes Curriculares para o Ensino de História e Cultura afro-brasileira, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da análise bibliográfica de produções referentes às relações étnico-raciais e curriculares. Dessa forma, analisou-se as três versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a finalidade de abordar como a temática é discutida no currículo da educação básica. À vista disso, as três versões da BNCC consolidam-se como elementos normativos que orientam os currículos da educação básica, tendo seus textos elaborados e apresentados à consulta pública entre os anos de 2015 a 2018. Nesse sentido, a primeira versão da BNCC, sinalizou uma maior abertura em relação à temática da pluralidade cultural, da valorização das experiências sociais e do diálogo com as diferentes áreas do conhecimento a partir de práticas interdisciplinares e transversais. Em sua segunda versão, foi possível constatar que as temáticas que contemplam a Lei 10639/2003 foram retiradas do texto, o que representa um retrocesso e ameaça a educação pública. Já a terceira versão da BNCC pouco explorou as temáticas citadas acima abordando brevemente a pluralidade dos grupos étnico-raciais e princípios norteadores que dialogam com os direitos humanos. Nessa versão, cabe dizer que as habilidades e as competências necessárias à formação dos sujeitos foram estruturadas por áreas de conhecimento, denominados de itinerários formativos. Versando a uma formação de cidadãos que se adequem à sociedade globalizada e informatizada, dada à inclinação dessa versão a uma educação de base científica e tecnológica. Na análise desses documentos, foi possível verificar como a temática racial é abordada nos textos, levando em consideração as presenças e as ausências, principalmente após a aprovação da Lei 10639/2003. Logo, constatamos avanços, continuidades e retrocessos no que tange ao direito de aprendizagem das culturas negras brasileiras.
Palavras-chave BNCC, Currículo, Lei 10639/2003.
Forma de apresentação..... Painel
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