Resumo |
Nesta pesquisa, realizada através de levantamentos bibliográficos e análise de conteúdo, procura-se compreender o conceito de espaço enquanto um dos possíveis instrumentos influenciadores dos processos educacionais, com ênfase nas práticas pedagógicas adotadas nas escolas do Brasil e de Minas Gerais. A busca pela melhoria nos resultados obtidos pelos alunos em indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por exemplo, nos faz atentar sobre a importância de análises relacionadas às construções do edifício escolar e a disposição dos seus insumos, que possam influenciar neste desempenho alcançado pelos alunos. De acordo com estudo analisado nesta pesquisa, existe uma maior probabilidade das escolas com infraestruturas classificadas como “boas”, pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, de alcançarem maiores taxas no IDEB. Entretanto, é preciso cuidado ao selecionar as variáveis a serem estudadas nesta relação, pois são de relevância não somente os insumos escolares, mas também os processos de ensino/aprendizagem que ocorrem nas escolas, vide a relação mútua de influência estabelecida entre as práticas pedagógicas e o espaço escolar. Embora exista uma comprovação estatística elencada por este estudo aqui analisado sobre a influência do espaço nas práticas pedagógicas, e consequentemente no desempenho escolar, esta relação se mostra enfraquecida, principalmente em países subdesenvolvidos, onde o fornecimento de insumos escolares básicos é limitado e ainda precário. Fica clara, todavia, a necessidade de compreensão do espaço escolar como um todo, salientando a sua caracterização como um conjunto indissociável de relações dos sujeitos para com o meio, e interpessoais, que vão além do concreto construído, sendo este também, regido por normas e projetos que perpassam o âmbito político, social e econômico, que por sua vez, podem influenciar diretamente nos processos que neste espaço venham a se debruçar, sendo neste caso, os educacionais, que incluem o desempenho escolar. |