Resumo |
Com a pandemia de COVID-19 e a declaração da quarentena em Março de 2020, as aulas em todo o país foram suspensas por tempo indeterminado. Após alguns meses, com a falta de expectativa para que a situação voltasse ao normal, as escolas e faculdades começaram a utilizar o modelo de ensino remoto, realizando todas as atividades exclusivamente pela internet. O Projeto Univestudar surgiu a partir da percepção de que os estudantes, principalmente os mais jovens, estavam enfrentando diversas dificuldades para se adaptar às novas formas de estudo e à junção do ambiente doméstico e escolar. Pensando em quanto a convivência social foi reduzida e que as barreiras que separam cada área da vida (vida pessoal, estudos, lazer) já praticamente não existem, era necessário trazer o conteúdo em formato e linguagem que conversasse com esse público. Para ajudá-los a se adaptarem ao ensino remoto e estudarem de forma mais eficiente em casa, com métodos e cronogramas possíveis, criamos um canal de comunicação no Instagram, aliando o entretenimento da mídia social ao conteúdo educativo do projeto. Consideramos nossa própria experiência no Ensino Médio e Superior, além da nossa própria adaptação ao modelo remoto, sempre pontuamos que a organização é o fator mais importante nos estudos, e que o cronograma de estudos deve se adaptar à rotina do estudante, principalmente quando precisamos adaptar o horário de estudos à rotina da casa e da família. Por meio do perfil na rede social, os membros da equipe compartilham posts em formato carrossel (uma única publicação que pode conter até 10 imagens) com dicas de estudo e de organização três vezes por semana. As publicações não seguem uma ordem cronológica ou um tema único, mas são conteúdos informativos abrangentes que tentam conversar com todo o público da página, trazendo informações que se aplicam a estudantes de todas as idades. O engajamento é constante devido à periodicidade das publicações, sempre nos mesmos dias e horários, e algumas publicações O perfil tem quase 500 seguidores, majoritariamente estudantes do Ensino médio e da Graduação, moradores da cidade de Viçosa - MG. As publicações geralmente alcançam mais de 200 contas, o que é mais de 50% do número de seguidores, e alguns conteúdos alcançaram 370 contas, o que é um número alto para postagens não patrocinadas. O projeto é uma ferramenta para auxiliar os estudantes, mostrando que é possível organizar a rotina para estudar todo o conteúdo necessário, equilibrando a vida acadêmica e pessoal, desmistificando aquela ideia de que é preciso abrir mão de todas as diversões para passar em um vestibular, por exemplo. O perfil é um espaço de troca de experiências, permitindo que os seguidores conheçam outras técnicas menos usuais, mas que podem ser muito úteis em sua rotina, independente do nível acadêmico. |