"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14527

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Josimáteus Geraldo Ataíde Rocha da Silva
Orientador EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO
Título Prelúdio de Dança em um contexto hospitalar: um relato de experiência sobre a Dança e a Política Nacional de Humanização
Resumo A Dança é uma área de conhecimento transdisciplinar ligada ao campo das Artes. E, conforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, articula-se com outras áreas de conhecimento, dentre elas, o Serviço Social, Psicologia e as Ciências da Saúde. A dança é reconhecida na área da saúde, através do programa Academia da Saúde desde 2011, e através das práticas integrativas complementares (PICS), em 2017, estendeu-se a todos os níveis de atenção à saúde. Desse modo, essa pesquisa teve como objeto de estudo, analisar a viabilidade de inserção do profissional da Dança nos contextos da saúde, mais especificamente no ambiente hospitalar e também as possibilidades de articulação com a Política Nacional de Humanização (PNH). Materiais e Métodos: Esta pesquisa é de natureza exploratória, observacional, descritiva, documental e de campo foram analisados os vídeos do I- Diálogos, evento envolvendo a atuação do profissional da Dança na Saúde e a aplicação de um questionário virtual envolvendo questões sociodemográficas, sobre humanização, Dança e o Hospital do Câncer de Muriaé (Fundação Cristiano Varella - FCV). Esse relato também contou com as impressões e experiências do pesquisador em visita in loco enquanto auxiliou os participantes a preencherem o questionário virtual. Resultados: Participaram desse estudo 91 voluntários divididos em 4 grupos compostos por: G1(n.48), estudantes e profissionais de nível técnico ou superior em Dança; G2 (n.22), estudantes e profissionais de nível técnico ou superior em áreas da Saúde; G3 (n.11), pacientes da FCV e G4 (n.10), acompanhantes de pacientes da FCV. Este estudo observou que a instituição é humanizada, em sua estrutura física, organizacional e também nas relações entre elas. Foram identificados 4 eixos em que a atuação do graduado em Dança se faz viável no ambiente hospitalar em especial. Em todos, há o fortalecimento da PNH. São eles: atuação direta com Dança e práticas lúdicas: através trabalho direto com práticas de Dança ou outra prática criativa / lúdica / terapêutica, que conduzam a um processo de dança e também promovam melhora de sintomas, funcionalidade e bem-estar entre os pacientes e os familiares. Atuação através de práticas corporais: neste eixo, propõe-se a utilização de ferramentas de cuidado com o corpo aprendidas ao longo do curso. Ambiência: presente como um princípio da PNH, abrange a intervenção em espaços físicos, mobília, cores, decoração, as relações nesses espaços visando o bem-estar. Relações comunitárias: mediando diálogos entre pacientes/população e o hospital, além de organizar e promover eventos e momentos destinados à educação em saúde. Por fim, foi observado que há a necessidade de maior articulação entre a Dança e as Ciências da Saúde, especialmente no que diz respeito ao ensino de conteúdos inerentes à Saúde Pública.
Palavras-chave Dança, Humanização, Assistência Hospitalar
Forma de apresentação..... Vídeo
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