Resumo |
O presente trabalho trata-se de um relato do processo de avaliação do desenvolvimento infantil, desenvolvido com uma criança de dois anos de idade, da sala 2 do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir das demandas da disciplina EIN 332 – Avaliação do Desenvolvimento da Criança. O desenvolvimento deste trabalho justifica-se pela necessidade, dos estudantes em processo de formação para a docência na educação infantil, em conhecer e ter experiências teóricas e práticas em relação à avaliação do desenvolvimento das crianças nesta etapa. Dessa forma, objetivou-se a capacitação em observação, desenvolvendo a objetividade e o espírito científico em relação aos métodos de estudo da criança; capacitação em registro, desenvolvendo habilidades de avaliação da criança através do uso de técnicas variadas; capacitação em avaliação do desenvolvimento da criança que atenda as exigências de sistematização e objetividade dos métodos de estudo da criança, reconhecendo padrões de desenvolvimento e suas variações de forma a se tornar sensível aos problemas, interesses e perspectivas da criança. Os procedimentos metodológicos utilizados para o estudo do desenvolvimento da criança foram as observações das ações da criança por meio de vídeos gravados e/ou encontros síncronos pelo Google Meet; uso de instrumentos de registro de observação, quais sejam: registro corrido, escalas do desenvolvimento e registro anedótico; interpretação dos registros de observação com base em referencial teórico; avaliação do desenvolvimento da criança. Como resultados destacamos a possibilidade de acompanhamento e análise do desenvolvimento físico-motor, social, afetivo, moral, cognitivo e linguagem da criança observada. Apesar das limitações advindas do período remoto, o desenvolvimento deste trabalho possibilitou avaliar a criança em todos os seus aspectos de desenvolvimento, permitindo compreender melhor a criança, conhecendo seus limites e possibilidades e reconhecendo que cada criança possui seu ritmo próprio de desenvolvimento. Nesse sentido, essa experiência foi rica e propícia para conhecer instrumentos para avaliar o desenvolvimento de uma criança, propiciando dessa forma, uma formação docente de qualidade, permitindo analisar a prática pedagógica e o modo como esta é conduzida pelo professor, para proporcionar à criança momentos lúdicos significativos para ela, auxiliando em seu processo de construção do conhecimento e, portanto, favorecendo o desenvolvimento integral dessa criança. |