"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14525

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Renata Lopes Cardoso Rodrigues
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Título Avaliação do desenvolvimento da criança: contribuições para a formação docente
Resumo O presente trabalho trata-se de um relato do processo de avaliação do desenvolvimento infantil, desenvolvido com uma criança de dois anos de idade, da sala 2 do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir das demandas da disciplina EIN 332 – Avaliação do Desenvolvimento da Criança. O desenvolvimento deste trabalho justifica-se pela necessidade, dos estudantes em processo de formação para a docência na educação infantil, em conhecer e ter experiências teóricas e práticas em relação à avaliação do desenvolvimento das crianças nesta etapa. Dessa forma, objetivou-se a capacitação em observação, desenvolvendo a objetividade e o espírito científico em relação aos métodos de estudo da criança; capacitação em registro, desenvolvendo habilidades de avaliação da criança através do uso de técnicas variadas; capacitação em avaliação do desenvolvimento da criança que atenda as exigências de sistematização e objetividade dos métodos de estudo da criança, reconhecendo padrões de desenvolvimento e suas variações de forma a se tornar sensível aos problemas, interesses e perspectivas da criança. Os procedimentos metodológicos utilizados para o estudo do desenvolvimento da criança foram as observações das ações da criança por meio de vídeos gravados e/ou encontros síncronos pelo Google Meet; uso de instrumentos de registro de observação, quais sejam: registro corrido, escalas do desenvolvimento e registro anedótico; interpretação dos registros de observação com base em referencial teórico; avaliação do desenvolvimento da criança. Como resultados destacamos a possibilidade de acompanhamento e análise do desenvolvimento físico-motor, social, afetivo, moral, cognitivo e linguagem da criança observada. Apesar das limitações advindas do período remoto, o desenvolvimento deste trabalho possibilitou avaliar a criança em todos os seus aspectos de desenvolvimento, permitindo compreender melhor a criança, conhecendo seus limites e possibilidades e reconhecendo que cada criança possui seu ritmo próprio de desenvolvimento. Nesse sentido, essa experiência foi rica e propícia para conhecer instrumentos para avaliar o desenvolvimento de uma criança, propiciando dessa forma, uma formação docente de qualidade, permitindo analisar a prática pedagógica e o modo como esta é conduzida pelo professor, para proporcionar à criança momentos lúdicos significativos para ela, auxiliando em seu processo de construção do conhecimento e, portanto, favorecendo o desenvolvimento integral dessa criança.
Palavras-chave Educação Infantil, Avaliação do desenvolvimento da criança, Formação docente.
Forma de apresentação..... Vídeo
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