Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12199

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Dayse Carvalho Araújo
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Título Percepção da relevância de Oficinas como suporte para construção do conhecimento: Relato De Experiência De Estudante De Enfermagem
Resumo INTRODUÇÃO: O PROAFA (Programa de Atividade Física Adaptada) do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), engloba seis projetos de extensão que atendem crianças, adolescentes e adultos com deficiência de forma gratuita. A sua proposta de intervenção compreende atividades diversificadas, de caráter interdisciplinar, dentre elas, o Grupo de Estudos (GE) realizado no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da UFV, com a finalidade de discutir criticamente as melhores formas de incluir, conviver e promover atendimento de qualidade a crianças com deficiência e seus familiares. O grupo conta com a participação dos docentes atuantes no LDI (que elegem os temas, baseados em suas vivências diárias); docente responsável pelo PROAFA (mediadora da problematização dos temas levantados); e uma discente de enfermagem da UFV (responsável por promover oficinas participativas que visem a troca de saberes sobre a temática saúde). OBJETIVO: Relatar a percepção da relevância de uma oficina sobre a prevenção e o manejo do engasgo, com viés sobre a Paralisia Cerebral, realizada com docentes do LDI. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A oficina teve duração de 2 horas. Inicialmente foram retomadas as dúvidas das participantes acerca do tema, e realizado um breve levantamento dos conhecimentos prévios sobre a prevenção do engasgo. Foram abordadas as formas eficazes de detectar um engasgo em crianças, os tipos de engasgo, e como proceder durante sua ocorrência, através de explicação verbal e demonstração em uma boneca. Para finalizar, as participantes foram convidadas a treinar as manobras demonstradas e discutir sobre as dúvidas pertinentes. A atividade foi avaliada pelas participantes através de feedback verbal. RESULTADOS: Foi possível perceber o genuíno interesse acerca do tema abordado, em virtude de ter sido escolhido pelas participantes, a partir da observação de sua realidade cotidiana. Durante o feedback verbal, foi relatada a conquista de maior confiança para atuar de forma efetiva ante o evento adverso do engasgo. Foi enfatizada a importância da atualização e agregação de conhecimentos para seu papel de mediador de estratégias de desenvolvimento infantil e educação em saúde, e a importância da construção conjunta do aprendizado. CONCLUSÃO: O GE tem cumprido o seu papel de promover debates entre os profissionais da equipe, a partir de sua práxis e necessidades específicas do serviço, com o intuito de promover a troca de experiências diante da adversidade, versando a prática reflexiva e melhor enfrentamento dos profissionais frente as demandas encontradas no ambiente de trabalho. Neste ínterim, é perceptível que os objetivos das oficinas são atingidos, através da postura de agente ativo na agregação do conhecimento, que o participante assume diante das atividades e discussões propostas, entretanto, é essencial que os demais profissionais do serviço também sejam contemplados pelas estratégias de reflexão.
Palavras-chave Oficina, interdisciplinaridade, deficiência
Forma de apresentação..... Painel
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