Resumo |
INTRODUÇÃO: O PROAFA (Programa de Atividade Física Adaptada) do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), engloba seis projetos de extensão que atendem crianças, adolescentes e adultos com deficiência de forma gratuita. A sua proposta de intervenção compreende atividades diversificadas, de caráter interdisciplinar, dentre elas, o Grupo de Estudos (GE) realizado no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da UFV, com a finalidade de discutir criticamente as melhores formas de incluir, conviver e promover atendimento de qualidade a crianças com deficiência e seus familiares. O grupo conta com a participação dos docentes atuantes no LDI (que elegem os temas, baseados em suas vivências diárias); docente responsável pelo PROAFA (mediadora da problematização dos temas levantados); e uma discente de enfermagem da UFV (responsável por promover oficinas participativas que visem a troca de saberes sobre a temática saúde). OBJETIVO: Relatar a percepção da relevância de uma oficina sobre a prevenção e o manejo do engasgo, com viés sobre a Paralisia Cerebral, realizada com docentes do LDI. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A oficina teve duração de 2 horas. Inicialmente foram retomadas as dúvidas das participantes acerca do tema, e realizado um breve levantamento dos conhecimentos prévios sobre a prevenção do engasgo. Foram abordadas as formas eficazes de detectar um engasgo em crianças, os tipos de engasgo, e como proceder durante sua ocorrência, através de explicação verbal e demonstração em uma boneca. Para finalizar, as participantes foram convidadas a treinar as manobras demonstradas e discutir sobre as dúvidas pertinentes. A atividade foi avaliada pelas participantes através de feedback verbal. RESULTADOS: Foi possível perceber o genuíno interesse acerca do tema abordado, em virtude de ter sido escolhido pelas participantes, a partir da observação de sua realidade cotidiana. Durante o feedback verbal, foi relatada a conquista de maior confiança para atuar de forma efetiva ante o evento adverso do engasgo. Foi enfatizada a importância da atualização e agregação de conhecimentos para seu papel de mediador de estratégias de desenvolvimento infantil e educação em saúde, e a importância da construção conjunta do aprendizado. CONCLUSÃO: O GE tem cumprido o seu papel de promover debates entre os profissionais da equipe, a partir de sua práxis e necessidades específicas do serviço, com o intuito de promover a troca de experiências diante da adversidade, versando a prática reflexiva e melhor enfrentamento dos profissionais frente as demandas encontradas no ambiente de trabalho. Neste ínterim, é perceptível que os objetivos das oficinas são atingidos, através da postura de agente ativo na agregação do conhecimento, que o participante assume diante das atividades e discussões propostas, entretanto, é essencial que os demais profissionais do serviço também sejam contemplados pelas estratégias de reflexão. |