Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12195

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariana Bonifácio Nunes
Orientador PAULO ROBERTO DOS SANTOS AMORIM
Outros membros Amanda dos Reis Cota, Isabella Tolêdo Caetano
Título Avaliação da aptidão cardiorrespiratória de escolares da rede pública de Viçosa-MG
Resumo A aptidão física pode ser definida como a habilidade de realizar tarefas cotidianas com tranquilidade e menor esforço. Entre os componentes da aptidão física relacionada à saúde está a capacidade cardiorrespiratória que, é a capacidade de continuar ou persistir em atividades prolongadas que envolvem grandes grupos musculares, o que a permite ser utilizada como marcador de risco cardiovascular. Dessa forma, avaliá-la já na infância e adolescência é de extrema importância. O objetivo do estudo foi avaliar a aptidão cardiorrespiratória de escolares da cidade de Viçosa-MG. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 80 alunos, sendo 48 meninas e 32 meninos, com idade média de 15,1 ± 0,54 anos, massa corporal média de 59,9 ± 7,40 quilos e estatura média de 1,67 ± 6,6 metros, regularmente matriculados no primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública. Para avaliação da aptidão cardiorrespiratória foi realizado o Teste de Léger que consiste em corridas de ida e volta em uma distância de 20 metros, que tem seu ritmo determinado por bips emitidos por uma gravação de CD específica. O teste é composto por 17 estágios de 1 minuto cada e sua velocidade inicial é de 8,5 km/h, ocorrendo um aumento de 0,5 km/h por estágio, e o fim de cada um deles é sinalizado por dois bips consecutivos. Os alunos foram submetidos ao teste durante a aula de Educação Física, em grupos de 6 alunos, sendo realizado antes do mesmo um aquecimento de aproximadamente cinco minutos de caminhada leve. Os materiais utilizados foram cones, fita métrica, CD com o ritmo do teste, folha para marcação e a quadra da escola. Após o teste foram realizados os cálculos de VO2max para a amostra e classificados com base nos valores de referência para idade e sexo. Os valores médios de VO2max encontrados foram de 30,8 ml(kg.min)¹ para a amostra total, 29,5 ml(kg.min)¹ para as meninas e 32,7 ml(kg.min)¹ para os meninos. Das 48 meninas participantes do estudo, 83% obtiveram aptidão cardiorrespiratória considerada fraca, 14,6% regular e apenas 2% boa. Em relação aos meninos, dos 32 participantes, 71,9% apresentaram aptidão cardiorrespiratória muito fraca, 12,5% fraca, 12,5% regular e apenas 3,10% boa. Dessa forma, conclui-se que a maioria dos alunos avaliados apresenta uma aptidão cardiorrespiratória fraca, onde a média do VO2max está muito abaixo dos valores de referência tanto para os meninos, quanto para as meninas em relação a faixa etária, o que pode ser um fator desencadeador de doenças cardiovasculares futuras.
Palavras-chave Aptidão cardiorrespiratória, adolescentes, escola
Forma de apresentação..... Painel
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