ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Ensino médio |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Ciências Exatas e da Terra |
Setor |
Departamento de Química |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Júlia de Cássia Lopes Silva |
Orientador |
REGINA SIMPLICIO CARVALHO |
Outros membros |
Larissa Pereira Raimundo, Lívia Aparecida Anselmo, Mayara Rocha de Araújo, Paula Monik Araujo Soares, Ulyana de Souza Martins, Vivan Pereira Chaves |
Título |
Jogo das cientistas |
Resumo |
Ao longo do desenvolvimento do projeto “Químicas, Físicas e engenheiras em ação: construindo conhecimento”, durante os dois primeiros meses, foram lidos e debatidos textos sobre a vida de cientistas e seus feitos para a humanidade. Muitas vezes durante o processo de ensino emergem obstáculos motivacionais que dificultam a aprendizagem dos alunos. Assim busca-se estratégias alternativas que motivem e despertem o interesse para o conhecimento. O jogo é uma atividade lúdica e é também considerado material didático quando estimula e desenvolve cognições voltadas para a aprendizagem de algum conteúdo. O objetivo desse jogo foi rever conceitos sobre mulheres cientistas de uma forma prazerosa. O jogo em questão simula o jogo de cartas pif-paf, ele é composto de oitenta e uma cartas, sendo elas cartas com foto das cientistas e cartas com fatos da vida e feitos históricos das mesmas. Foram retratadas nove cientistas diferentes, sendo elas químicas, físicas, biólogas, astrofísicas e engenheiras. Os fatos da vida foram incluídos no sentido de humanizar a imagem das cientistas e aproximá-las da vida das estudantes envolvidas no projeto. Uma aula prática foi destinada à confecção das cartas do jogo pelas integrantes e em outra aula foi reservado um tempo para o compartilhamento das regas do jogo e o jogo em si.Todas as alunas participaram igualmente. Os modelos das cartas foram elaborados no editor de texto e as cartas foram impressas em papel cartão rosa para proporcionar maior firmeza e papel autoadesivo foi aplicado para garantir maior durabilidade das mesmas. Seguindo o objetivo do jogo pif-paf, a estudante que completasse três trincas (três cartas relacionadas a mesma cientista) primeiro venceria. Todas apreciaram o jogo, gostaram da estratégia de revisão e se sentiram motivadas em jogar. Tudo Aquilo que se aprende efetivamente fica na memória e o aprendizado que envolve sentimento fica ainda mais tempo retido na memória devido as sensações que foram evocadas no desenvolvimento da tarefa. Jogar, com amigas e se divertir torna a aprendizagem mais satisfatória e efetiva do que simplesmente reler um texto sobre o assunto. |
Palavras-chave |
Química, jogo, cientistas |
Forma de apresentação..... |
Painel |