Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11388

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Júlia de Cássia Lopes Silva
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Outros membros Larissa Pereira Raimundo, Lívia Aparecida Anselmo, Mayara Rocha de Araújo, Paula Monik Araujo Soares, Ulyana de Souza Martins, Vivan Pereira Chaves
Título Jogo das cientistas
Resumo Ao longo do desenvolvimento do projeto “Químicas, Físicas e engenheiras em ação: construindo conhecimento”, durante os dois primeiros meses, foram lidos e debatidos textos sobre a vida de cientistas e seus feitos para a humanidade. Muitas vezes durante o processo de ensino emergem obstáculos motivacionais que dificultam a aprendizagem dos alunos. Assim busca-se estratégias alternativas que motivem e despertem o interesse para o conhecimento. O jogo é uma atividade lúdica e é também considerado material didático quando estimula e desenvolve cognições voltadas para a aprendizagem de algum conteúdo. O objetivo desse jogo foi rever conceitos sobre mulheres cientistas de uma forma prazerosa. O jogo em questão simula o jogo de cartas pif-paf, ele é composto de oitenta e uma cartas, sendo elas cartas com foto das cientistas e cartas com fatos da vida e feitos históricos das mesmas. Foram retratadas nove cientistas diferentes, sendo elas químicas, físicas, biólogas, astrofísicas e engenheiras. Os fatos da vida foram incluídos no sentido de humanizar a imagem das cientistas e aproximá-las da vida das estudantes envolvidas no projeto. Uma aula prática foi destinada à confecção das cartas do jogo pelas integrantes e em outra aula foi reservado um tempo para o compartilhamento das regas do jogo e o jogo em si.Todas as alunas participaram igualmente. Os modelos das cartas foram elaborados no editor de texto e as cartas foram impressas em papel cartão rosa para proporcionar maior firmeza e papel autoadesivo foi aplicado para garantir maior durabilidade das mesmas. Seguindo o objetivo do jogo pif-paf, a estudante que completasse três trincas (três cartas relacionadas a mesma cientista) primeiro venceria. Todas apreciaram o jogo, gostaram da estratégia de revisão e se sentiram motivadas em jogar. Tudo Aquilo que se aprende efetivamente fica na memória e o aprendizado que envolve sentimento fica ainda mais tempo retido na memória devido as sensações que foram evocadas no desenvolvimento da tarefa. Jogar, com amigas e se divertir torna a aprendizagem mais satisfatória e efetiva do que simplesmente reler um texto sobre o assunto.
Palavras-chave Química, jogo, cientistas
Forma de apresentação..... Painel
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