Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9940

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Neemias Silva Martins
Orientador POUYA MEHDIPOUR BALAGAFSHEH
Título Ergodicidade e Mixing em Sistemas Dinâmicos
Resumo O matemático francês Henri Poincaré e o matemático americano George Birkhoff são considerados os primeiros criadores da teoria moderna dos Sistemas Dinâmicos. A Teoria Ergódica estuda o comportamento de um sistema dinâmico quando ele funciona por um longo tempo e aceita uma medida invariante. Os primeiros resultados nessa direção são: o Teorema Krylov-Bogolyubov (existência de medidas invariantes), o Teorema da Recorrência de Poincaré e o Teorema Ergódico de Birkhoff. Podemos considerá-los os teoremas fundamentais no estudo da Teoria Ergódica.

Existe uma relação relevante entre ergodicidade e a propriedade de Mixing, que se associa com os Sistemas Dinâmicos Caóticos. Neste projeto, estudamos tal propriedade e a Ergodicidade de um sistema dinâmico.

Neste trabalho apresentamos os três teoremas fundamentais no estudo da Teoria Ergódica. Antes disso, vamos precisar de algumas noções básicas em Teoria de medida:

Uma sigma-algebra em um conjunto X é uma coleção A de subconjuntos de X que inclui o subconjunto vazio; é fechada sob complemento e é fechada sob uniões e interseções enumeráveis. O par (X,A) é chamado de espaço mensurável.

Nestas condições, definimos uma medida m, que é uma função com valores no conjunto real estendido satisfazendo as propriedades de não negatividade, sigma-aditiva e medida nula para o conjunto vazio.

Um terno (X,A,m) é chamado de espaço de medida. Uma medida de probabilidade é uma medida com a medida total um - isto é, m(X) = 1.
Um espaço de probabilidade é um espaço de medida com uma medida de probabilidade.

Seja (X,A) um espaço mensurável e seja T: X -> X uma função mensurável. Uma medida m em (X,A) é considerada invariante sob f se, para cada conjunto mensurável B contido em A tem-se m(T-1 (B)) = m(B)

Dizemos que uma medida é ergódica se para cada E em A com T-1 (E) = E tem-se m(E) = 0 ou m(E) = 1.

Teorema de Krylov-Bogolubov: Toda função contínua em um espaço métrico compacto admite medida Borel invariante de propabilidade.

Teorema da Recorrência de Poincaré: Seja f:X ->X uma transformação mensurável e seja m uma medida finita invariante por f. Seja E de medidia positiva contido em um conjunto mensurável . Então, para m-quase todo ponto x em E, existem infinitos valores de n para os quais fn(x) também está em E.

Teorema Ergódico de Birkhoff: Seja T:X -> X uma transformação em um espaço mensusável (X,A) e m uma medida ergódica. Para quase todos os pontos x em X, o produto de 1/n pelo somatório que varia de 0 a n-1 de f(Tix) converge para a integral de f, quando n tende a infinito e f pertence ao espaço L1(X,A,m).
Palavras-chave ergodicidade, mixing,
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.