Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9805

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Lucas Araujo Silva
Orientador HELOISA RAIMUNDA HERNECK
Título Formação continuada de educadores em gênero e sexualidade: cenas do cotidiano escolar.
Resumo Podemos pensar a escola como um lugar de variedade de ideias e identidades, já que seu espaço é constituído por pessoas que carregam consigo a diversidade. Os documentos que regulamentam a educação no Brasil trazem em seus textos colocações que reforçam esse espaço como um lugar heterogêneo e de construção social. Vemos por exemplo, a Constituição Nacional (1988) situar a educação como ferramenta para exercer a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, além de permitir o “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”. Outro documento regulador, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) traz como princípio da educação nacional o “respeito à liberdade e apreço à tolerância”. Porém, temos ainda uma resistência no espaço escolar em trazer a temática gênero e sexualidade (prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais – 1997 – como tema transversal) para o currículo com a devida importância. Tratar o estudo de gênero e sexualidade no atual contexto social em que vivemos como necessário e relevante na educação é pensar num futuro com pessoas menos preconceituosas e mais atentas às suas práticas enquanto partes de uma sociedade permeada pela diversidade. “A Educação é vista na contemporaneidade como o caminho para a superação das desigualdades sociais, por meio da formação de cidadãos/ãs críticos/as, éticos/as e conscientes, objetivando sempre a mudança social.” (BELTRÃO, 2015, p.143). Porém, ainda existe um tabu muito disseminado ao pensarmos este assunto como parte fundamental do currículo, esbarrando assim em algumas limitações, como a trazida no Plano Municipal da Educação (2014) de Viçosa/MG, que exclui o tema como relevante no ensino: “não aplicação dos componentes da ideologia de gênero”. Assim, financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), este trabalho de iniciação científica - em fase inicial - tem como objetivo mapear as produções referentes a gênero e sexualidade, e aos efeitos produzidos pela temática nos/com/pelos/as educadores/as diante de situações emergidas nos cotidianos da escola e através disso evidenciar a necessidade de uma política de formação continuada de educadores voltada para a temática pesquisada.
Palavras-chave Gênero, Sexualidade, Educação.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.