Resumo |
O Projeto Rede Idiomas tem como objetivo possibilitar através de aulas dinâmicas, diversificadas e com enfoque cultural, o ensino de idiomas para estudantes de Escolas Públicas e para a comunidade Viçosense. Fornecer um curso introdutório de línguas e cultura gratuitos à alunos de baixa renda representa uma oportunidade aos alunos de conhecer uma nova língua, visto que, no contexto de um mundo globalizado, falar outros idiomas, além dos benefícios profissionais e da vantagem competitiva que representa em termos curriculares, é a melhor alternativa para interagir plenamente com outras culturas de diversas partes do mundo; bem como auxiliar no acesso às oportunidades de intercâmbio frequentemente oferecidas seja pela universidade, ou por instituições privadas. Para tal, faz- se uso de mídias sociais, encontros com estrangeiros que residem na cidade e de recursos didáticos que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem. À exemplo do curso de francês, este é dividido em seis seções de estudos, onde são trabalhados diferentes vocabulários, estruturas gramaticais, comunicação escrita e diálogos que permitem o desenvolvimento da oralidade. Ao final de cada seção os alunos são submetidos à uma avaliação formativa com o intuito de sondar a aprendizagem e verificar possíveis dificuldades linguísticas e / ou gramaticais. No que tange ao aspecto cultural do projeto, este conta com três ex-intercambistas tutores de língua francesa, os quais tiveram diferentes experiências no exterior, visto que residiram em diferentes cidades francófonas, o que permite uma abordagem diferenciada de diversos aspectos da língua em termos de suas similaridades e disparidades. Essa diversidade de experiências é uma das apostas para motivar e entusiasmar os alunos em direção do aprendizado da língua francesa. As aulas presenciais de duas horas semanais durante quinze semanas foram ministradas em sala do Centro de Ensino e Extensão (CEE), nas quais os alunos utilizaram material fornecido e elaborado pela Rede CsF e materiais complementares como vídeos da internet. Dentro desta carga horária os estudantes também participaram de atividades culturais relacionadas aos países de cultura francófona. Com base na primeira turma, o retorno dos estudantes foi positivo com relação ao curso sugerindo uma continuação. Os estudantes hoje conseguem se expressar em francês, construir textos simples e interagir com francófonos, possibilitando uma maior leitura de mundo e conhecimento de costumes e hábitos das nações francófonas no mundo. |