Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7157

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Stefanie da Silva Cunha
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Mateus José dos Santos
Título Rede Idiomas Francês – Ampliando horizontes pelo conhecimento da língua e cultura francesa
Resumo O Projeto Rede Idiomas tem como objetivo possibilitar através de aulas dinâmicas, diversificadas e com enfoque cultural, o ensino de idiomas para estudantes de Escolas Públicas e para a comunidade Viçosense. Fornecer um curso introdutório de línguas e cultura gratuitos à alunos de baixa renda representa uma oportunidade aos alunos de conhecer uma nova língua, visto que, no contexto de um mundo globalizado, falar outros idiomas, além dos benefícios profissionais e da vantagem competitiva que representa em termos curriculares, é a melhor alternativa para interagir plenamente com outras culturas de diversas partes do mundo; bem como auxiliar no acesso às oportunidades de intercâmbio frequentemente oferecidas seja pela universidade, ou por instituições privadas. Para tal, faz- se uso de mídias sociais, encontros com estrangeiros que residem na cidade e de recursos didáticos que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem. À exemplo do curso de francês, este é dividido em seis seções de estudos, onde são trabalhados diferentes vocabulários, estruturas gramaticais, comunicação escrita e diálogos que permitem o desenvolvimento da oralidade. Ao final de cada seção os alunos são submetidos à uma avaliação formativa com o intuito de sondar a aprendizagem e verificar possíveis dificuldades linguísticas e / ou gramaticais. No que tange ao aspecto cultural do projeto, este conta com três ex-intercambistas tutores de língua francesa, os quais tiveram diferentes experiências no exterior, visto que residiram em diferentes cidades francófonas, o que permite uma abordagem diferenciada de diversos aspectos da língua em termos de suas similaridades e disparidades. Essa diversidade de experiências é uma das apostas para motivar e entusiasmar os alunos em direção do aprendizado da língua francesa. As aulas presenciais de duas horas semanais durante quinze semanas foram ministradas em sala do Centro de Ensino e Extensão (CEE), nas quais os alunos utilizaram material fornecido e elaborado pela Rede CsF e materiais complementares como vídeos da internet. Dentro desta carga horária os estudantes também participaram de atividades culturais relacionadas aos países de cultura francófona. Com base na primeira turma, o retorno dos estudantes foi positivo com relação ao curso sugerindo uma continuação. Os estudantes hoje conseguem se expressar em francês, construir textos simples e interagir com francófonos, possibilitando uma maior leitura de mundo e conhecimento de costumes e hábitos das nações francófonas no mundo.
Palavras-chave internacionalização, cultura, língua francesa
Forma de apresentação..... Oral
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