Todos os resumos submetidos para apresentação no formato oral, desde que aprovados pelo orientador e pela comissão de avaliação, serão apresentados nesse formato.
A apresentação oral deverá ser feita obrigatoriamente pelo primeiro autor, não podendo ser substituído. Não é permitida, em nenhuma hipótese, a apresentação pelo orientador.
As apresentações orais ocorrerão nos dias 24, 25 e 26 de outubro, em horários e locais específicos.
Os orientadores deverão estar presentes nas apresentações orais dos trabalhos.
As sessões de apresentação oral serão coordenadas e avaliadas por comissão específica. Cada trabalho terá de quinze (15) a vinte (20) minutos para ser apresentado, e 10 minutos para arguição.
Em cada sala estará disponível computador e data show para as apresentações. Os apresentadores deverão se dirigir, antes do início de cada sessão, ao monitor responsável pela sala.
O painel deverá ser confeccionado pelos autores, caso o resumo submetido ao SIA tenha sido aprovado para apresentação.
Dimensões do painel:
Largura: 90cm
Altura: 120cm
Itens que deverão constar no painel:
Cabeçalho com o nome e logomarca da Instituição e do SIA;
Título (idêntico ao do resumo aceito);
Nomes dos autores e respectivos departamentos e, ou, unidades acadêmicas;
Área temática e grande área;
Categoria do trabalho: Ensino, Pesquisa ou Extensão;
Introdução e, ou, justificativa; objetivos; material e métodos ou metodologia; resultados e, ou, ações desenvolvidas; conclusões e, ou, considerações finais. Se essenciais, poderão constar principais referências bibliográficas;
Instituição de financiamento, se houver.
Outras considerações:
O painel deverá apresentar clareza e ser ilustrado com figuras, fotos, tabelas ou com outros recursos gráficos possíveis;
As informações deverão ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
O texto do painel deverá ser em um tamanho de fonte que permita a sua leitura a uma distância de pelo menos 1 metro.
A apresentação dos painéis será entre os dias 24, 25 e 26 de outubro, e deverão ser expostos na data e local a serem designados no seu comprovante de inscrição.
Os painéis deverão ser afixados pelos autores até 15 minutos antes de sua apresentação.
Para cada painel estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, com gancho, identificado com o número do painel.
A apresentação do painel deverá ser feita obrigatoriamente pelo primeiro autor. Não é permitida em nenhuma hipótese a apresentação pelo orientador ou outros.
O autor deverá permanecer junto ao painel durante toda a sessão. É importante que o mesmo não saia do local, sob pena do painel não ser avaliado.
O avaliador ficará em média 10 minutos em cada trabalho para ouvir a apresentação do autor e realizar questionamentos.
O painel deverá ser retirado imediatamente após o término da sessão de apresentação.
O TÍTULO deve ser informativo e sucinto, apenas a primeira letra em caixa alta, devendo ser mantido no painel e na apresentação oral. Nomes científicos e elementos químicos deverão ser escritos conforme as normas.
O PRIMEIRO AUTOR será, obrigatoriamente, um estudante de nível médio, de graduação ou pós-graduação. O estudante poderá apresentar somente 1(um) trabalho como primeiro autor, sendo ele o responsável em cadastrá-lo no sistema. A equipe do trabalho está limitada a seis (6) autores para trabalhos de Pesquisa e Ensino e dez (10) autores para trabalhos de Extensão.
O SEGUNDO AUTOR será obrigatoriamente o(a) orientador(a), que poderá ter no máximo 6 trabalhos sob sua orientação.
O RESUMO deverá ser redigido em português, em parágrafo único, de maneira clara e objetiva, contendo os itens exigidos em cada tipo de trabalho (vide item 5). Deve conter no mínimo 2.000 e no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaços), excluindo título e autores, em parágrafo único e espaçamento simples. Não podem ser incluídos gráficos, tabelas, figuras, referências bibliográficas e subtítulos.
Conteúdo dos resumos:
Trabalho de Pesquisa: Deve conter introdução, objetivos, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusões.
Trabalho de Ensino: Deve conter a descrição do tema central do trabalho, público alvo, justificativa, objetivos e metodologias, resultados e conclusões.
Trabalho de Extensão: Deve conter introdução, objetivos, descrição das principais ações, resultados alcançados até o momento e conclusões.
Importante:
Após digitação do resumo confira todos os dados e, se necessário, proceda às correções antes do lançamento definitivo. Não será realizada qualquer correção após o prazo de inscrição dos trabalhos. O certificado será emitido conforme as informações inseridas no sistema.
A correção ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores.