Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7156

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor LAURA PEREIRA
Orientador ATIMA CLEMENTE ALVES ZUANON
Outros membros VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA
Título Tradução da Introdução e do Capítulo 1 do Guidelines on the care and use of animals for scientif purposes: "General principles for the care and use of animals for scientific purposes". Documentos de consulta de referência internacional para o cuidado com os animais.
Resumo A bioética, no que diz respeito à regulamentação das práticas envolvendo o uso de animais em atividades didático-científicas, caracteriza uma pauta polêmica e emergente no meio acadêmico, bem como em toda a sociedade. Os debates acerca da real sensibilidade animal são recentes, sendo que, no Brasil, só receberam destaque legal na década de 30 com a instituição do decreto contra o abuso e a crueldade a qualquer animal. Desde então, tais debates têm sido de fundamental importância para redefinir as condições de tratamento em experimentos e ou, práticas pedagógicas nas instituições de ensino e pesquisa, na perspectiva de assegurar o bem estar animai e, principalmente adotar, na prática, o princípio dos 3R`s (reduction, refinement and replacement). O presente trabalho integra um Projeto de Pesquisa, com ênfase no ensino, que tem por objetivo introduzir a temática bioética no ensino médio, disponibilizar o material traduzido para discentes envolvidos com a pesquisa e ou, ensino e para a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da instituição. Acresce ainda, o objetivo de contribuir indiretamente para o cumprimento das exigências legais e, sobretudo éticas, quando agentes educativos, de algum modo, optam por utilizar os animais do Filo Chordata e Sub-filo Vertebrata em suas atividades acadêmicas. A metodologia de pesquisa consistiu na produção de um relato sobre a leitura crítica de uma tese de doutorado que aborda o tema, desde os primórdios da relação do homem com os demais animais, levando-se em conta a historicização dos aspectos legais mundiais a partir desta relação; tradução da introdução e do capítulo 1 do documento de referência internacional em procedimentos experimentais e didáticos com animais, o “Guidelines on the Care and Use of Animals for Scientific Purpose”; revisão da tradução do capitulo 2; leitura crítica do material produzido e; produção de artigo de opinião acerca das concepções da proposta pretendida, a tradução. Os resultados consistem no esclarecimento da importância do acesso a diretrizes internacionais, documentos como o Guidelines, como forma de atender a demanda pelo estabelecimento das condições necessárias do uso de animais em pesquisa, e na disponibilização, futura, da tradução de parte do referido documento, como forma de ampliar o campo de consulta para acertar eticamente nas tomadas de decisões ao quantificar e manipular animais. A pesquisa permitiu concluir que houve uma interação positiva dos alunos envolvidos no projeto com a temática bioética, possibilitou um aprofundamento nas técnicas de tradução e formalização adequada da estruturação de um objeto de estudo - texto científico, de língua estrangeira, familiarização com termos científicos específicos, além de sinalizar a responsabilidade da garantia de um tratamento mais ético e humanitário para o bem estar dos demais animais providos, também, de senciencia.
Palavras-chave Ensino, Bioética, Animais.
Forma de apresentação..... Painel
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