Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7153

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Saneamento e resíduos
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Amanda de Oliveira Andrade
Orientador ANA AUGUSTA PASSOS REZENDE
Outros membros Amanda Figueiredo Cruz, Carolina Fernandes Carvalho, Daniela Carvalho Ribeiro, JOSE CARLOS BOHNENBERGER, MONICA DE ABREU AZEVEDO, NADIA DUTRA DE SOUZA, Thales Felício de Oliveira Santos, ULISSES BIFANO COMINI
Título Capacitações baseadas na Pedagogia do Saneamento desenvolvida pela ReCESA
Resumo O acesso ao saneamento básico é um direito de todos/as cidadãos/ãs no Brasil, no entanto, mais de 40% dos municípios não são atendidos com redes de coleta e tratamento de esgoto doméstico, esta porcentagem sobe para 60% nas áreas rurais. Além disso, a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n° 12.305/10, enfrenta diversos desafios para ser colocada em prática no País. Tendo em vista essa realidade, buscou-se, através do Programa de Extensão Universitária- PROEXT-UFV, retomar e avaliar as metodologias e materiais preparados pela Rede de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (ReCeSa), com objetivo de resgatar a Pedagogia do Saneamento desenvolvida pelo Núcleo Sudeste de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (Nucase). Para tanto, se consolidou a parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (CISAB) e o Grupo de Estudos em Saneamento da UFV que reúne estudantes da Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. A pedagogia centrada nos desafios reais encontrados pelos profissionais da área e na construção e reconstrução de saberes teóricos e práticos foi apresentada na primeira capacitação organizada pela equipe, “Capacitação em Pedagogia do Saneamento”, na qual participaram professores de diversas instituições, estudantes de graduação e pós graduação, além de profissionais atuantes nesse contexto. Contando com a mobilização por parte do CISAB de gestores/as públicos/as e técnicos/as, realizou-se o evento “Capacitação de Drenagem Pluvial e Técnicas de Retenção de Água de Chuva”, com duração de 16 horas, tendo como facilitadores especialistas na área de drenagem urbana, profissionais atuantes nas técnicas de retenção de água da chuva e representantes de seis municípios da região. A organização metodológica foi feita pela equipe, incluindo uma visita técnica ao Instituto Socioambiental de Viçosa (ISA Viçosa). A terceira capacitação abordou a temática Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS e contou com representantes de quinze municípios e estudantes de diversas instituições de ensino superior. A capacitação foi facilitada por três profissionais especialistas, o que permitiu diferentes abordagens e a contemplação da temática de forma ampla, considerando desde suas minúcias legais e técnicas até os impactos sociais possíveis, incluindo uma visita técnica a um consorcio de uma Usina de Triagem e Compostagem. A eficácia das atividades vem sendo observada com o forte envolvimento dos participantes e a integração intermunicipal dos gestores/as. A articulação dos responsáveis pelo CISAB e da coordenação do Programa, conciliado com o entendimento de que somos seres ativos na garantia da nossa saúde e do ambiente, vem sendo relevante na mobilização coletiva de gestores e comunidades, como também incentivo para iniciativas eficientes que garantam saneamento básico aos municípios como um todo.
Palavras-chave Saneamento basico, Pedagogia do saneamento, Capacitação e extensão
Forma de apresentação..... Oral
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