Resumo |
Este artigo teve como principal objetivo levantar a reflexão acerca da atuação do Secretário Executivo como um agente de qualidade de vida nas organizações, visto que, a contribuição técnica dele, junto às competências como a de assessoria, por exemplo, tem fortalecido a maneira como ele promove não apenas a melhoria dos processos nas instituições onde atua, mas também a satisfação dos demais colaboradores. Para a coleta de dados foi enviado um questionário via e-mail que foi respondido por profissionais que trabalhavam com Secretários Executivos de empresas de qualquer região do Brasil, já que o fator regional não foi um critério a ser avaliado nesta pesquisa. A aplicação foi para profissionais de diferentes organizações que trabalhavam com o Secretário Executivo no dia a dia e que foram selecionados por esses a responder o questionário. Outro objetivo dos questionários foi analisar o quão condizente tem sido a atuação do Secretário Executivo com as competências descritas pelo artigo 4º, da lei 7377, de 30-9-85, a partir da percepção dos profissionais que lidavam com o Secretário Executivo. Sobre a metodologia aplicada, as características foram: abordagem qualitativa, que descreve a complexidade de uma determinada hipótese, e que analisa determinadas variáveis, a fim de compreender e classificar processos correntes em determinados grupos sociais; e descritiva, pois foi realizado o estudo, a análise, o registro do material sem haver interferência do pesquisador. Quanto à análise, foi determinado o uso da de conteúdo, que usa técnicas e procedimentos para que o conteúdo contido nas mensagens pudesse ser descrito. Concluiu-se que, devido ao seu conhecimento sistêmico, cordialidade, liderança e a atuação multitarefa, o profissional de Secretariado Executivo colabora para amenizar os níveis de estresse e de sobrecarga de trabalho dos colaboradores no ambiente laboral, já que, os mesmos reconhecem a importância do papel desse profissional na organização, além de também acreditarem que é possível explorar mais as habilidades dele devido a sua formação acadêmica, e que assim ele possa contribuir para sua maior valorização no ambiente de trabalho. |