Resumo |
O presente trabalho, realizado pelos bolsistas do Pibid Letras-Português do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa, sob a coordenação da professora Luciana Beatriz Ávila e coorientação da professora Edit Alves Siqueira, tem como tema central a (re)educação alimentar como uma tarefa que também importa à escola. Este projeto foi idealizado no âmbito do Projeto Horta Didática, já desenvolvido na Escola Estadual Raimundo Alves Torres, e a partir da observação de que os estudantes da instituição têm uma alimentação baseada em junky food (salgadinhos, snacks, biscoitos etc). O nosso objetivo, portanto, foi levantar um debate no ambiente escolar, especialmente entre os alunos do 3° ano do Ensino Médio, a fim de promover a consciência da necessidade de uma boa alimentação e as consequências benéficas de uma dieta balanceada, através do estímulo do consumo de alimentos saudáveis, incluindo os da horta pedagógica. Dessa forma, foram desenvolvidas atividades de multiletramento no primeiro semestre de 2016, no sentido de incentivar os alunos a valorizar uma boa alimentação, a selecionar alimentos nutritivos para as refeições, a adequar os alimentos de acordo com as suas necessidades individuais, e a estimular a reeducação alimentar. Dentre os recursos utilizados, elencamos: (a) a exibição do filme Super size me – A dieta do palhaço, documentário americano, de 2004, escrito, produzido, dirigido e protagonizado, por Morgan Spurlock; (b) o debate sobre o documentário, a partir de um roteiro de perguntas; (c) apresentação do gênero resenha; (d) produção da resenha do documentário; (e) registro da dieta cotidiana, dos alunos por uma semana, em tabela específica. Ao longo do semestre, pudemos perceber que os estudantes reagiram ao tema proposto, pelos relatos de suas experiências cotidianas de uma má alimentação e pela motivação em tentar modificar os hábitos alimentares. Como continuação no segundo semestre de 2016, estão previstas uma série de atividades como palestra com uma nutricionista; preparação dos alunos para a palestra; e, a partir de exibição de fragmentos de filmes e a leitura de textos de opinião relacionados à gordofobia e a felicidade ‘produzida’ pelo corpo magro, a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre o assunto. |