Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7125

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Literatura comparada
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniela França Chagas Batista Valente
Orientador SIRLEI SANTOS DUDALSKI
Título O avesso das personagens:Uma análise da peça Boa Noite, Dedêsmona(Bom dia,Julieta) de Ann-Marie Macdonald
Resumo O livro de Ann-Marie MacDonald: Boa noite, Desdêmona (Bom dia,Julieta) pode ser lido como uma adaptação/releitura das obras Romeu e Julieta e Otelo de William Shakespeare. A peça tem como protagonista a professora assistente Constance, uma jovem doutoranda da universidade de Queen. A estudante vive uma relação conflituosa com seu orientador, o professor Claude Night, por quem nutre uma paixão e atua como ghostwriter. Após uma desilusão com Claude, que se casaria com outra aluna mais jovem, Constance pensa em se demitir e joga o manuscrito no lixo. Quando, de repente, ela é sugada pela lixeira e transportada para Chipre, e, posteriormente, para Verona, onde ela conhece as protagonistas das peças e tenta salvar a vida delas, Desdêmona e Julieta.Ao longo da peça,Constance vai assumir um lugar que foi negado as mulheres: o de heroína. O texto Macdonald pode ser lido como um adaptação radical, pois subverte a trama a fim de promover uma revisão onde as mulheres ganhem voz e assumam o lugar que outrora lhe era negado.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a peça Boa Noite, Desdêmona (Bom dia, Julieta), de Ann-Marie MacDonald à luz das teorias feministas. Neste artigo, a peça canadense é lida como uma adaptação de duas obras do dramaturgo inglês William Shakespeare: Romeu e Julieta e Otelo.Assim,a partir dos estudos sobre adaptação de Linda Hutcheon, em especial seu livro Uma teoria da adaptação (2011), pretendo refletir sobre o texto de MacDonald como uma adaptação feminista e transcultural dos textos shakespeariano. Para a fundamentação deste trabalho, a peça foi cotejada com o famoso ensaio “Um teto todo seu”, de Virginia Woolf, no qual ela reflete sobre a condição da mulher escritora e sobre o lugar da mulher na universidade. Alem disso, revisitaremos algumas teóricas feministas, como Nelly Richard,Solange Ribeiro de Oliveira e Sandra Almeida, bem como, a teórica indiana Gayatri Spivak, que em seus escritos abordou a questão da subalternização, relevantes para este trabalho. .Por fim, será feita uma revisão da fortuna crítica de Ann-Marie MacDonald no Brasil e no Canadá.
Palavras-chave Shakespeare, Ann-Marie MacDonnald, Crítica feminista
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.