Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7117

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Memória e patrimônio
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Mayara Achilei de Freitas
Orientador MARIA DE FATIMA LOPES
Título Reflexões sobre gênero e academia com o resgate da trajetória de Anita Dickson
Resumo Neste trabalho estão elementos importantes da história da Universidade Federal de Viçosa (UFV)que permitem pensar temas caros à teoria feminista. O foco desta pesquisa é resgatar a memória de Anita Dickson, mãe-fundadora do curso de Economia Doméstica na Universidade Federal de Viçosa , curso pelo qual o universo dito feminino é incorporado à academia.
Outros personagens fundadores da atual Universidade Federal de Viçosa (UFV) são lembrados e celebrados com frequência, em seu patrimônio material e imaterial, já Miss Anita Dickson nunca é nem mesmo mencionada. Por isso, esta pesquisa investiga: Por que Miss Anita Dickson foi esquecida, silenciada, ocultada e invisibilizada?
Com isso, o principal objetivo deste trabalho é analisar, a relação entre Mulher e Academia – desde a compreensão da trajetória de Miss Anita Dickson - problematizando impactos, produções, reproduções e ressignificações do conhecimento a partir do lugar ocupado pelas mulheres na Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa.
Para alcançar tal objetivo, foram mobilizados os acervos da Universidade, sobretudo do DED- Departamento de Economia Doméstica. Fotografias, ementas de disciplinas, teses, artigos e folhetos que buscavam promover o curso estão entre os ricos e históricos documentos que fizeram da análise documental o método possibilitador da pesquisa.
Este trabalho permite reafirmar, assim como se pode aprender com Norbert Elias, Mirian Goldenberg, Suely Kofes – que um indivíduo singular serve de referente para pensar a sociedade brasileira da época. Técnica em Economia Doméstica, Anita veio à Universidade Federal de Viçosa pelo convênio UREMG-Purdue (Universidade Rural do Estado de Minas Gerais-Universidade Purdue, Lafaiete, Indiana, EUA).
A Economia doméstica teve uma participação importante na história da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e, pode ser considerado fundante na transformação da Escola Superior de Agronomia (ESA) em Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG).
Palavras-chave Institucionalização da Home Economics no Brasil, Gênero, Trajetórias Intelectuais de mulheres
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.