Resumo |
Em face dos desafios metodológicos que o ensino de história está sujeito, bem como frente aos limites práticos que a disciplina se propõe a enfrentar no cenário brasileiro contemporâneo, o uso de recursos pedagógicos alternativos, como as mídias digitais, se faz extremamente importante no processo de aprendizagem dos alunos, não somente dentro da sala de aula, mas também fora dela. A experiência do “Blog Histórico”, em desenvolvimento pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) na Escola Estadual Effie Rolfs, em Viçosa-MG, é um exemplo de como a utilização dessas plataformas digitais podem auxiliar no processo do conhecimento histórico e alcançar efeitos positivos práticos na realidade cotidiana escolar, incentivando a participação dos alunos num espaço que lhes é natural e fomentando uma maior interação entre o educador e os seus educandos, por meio de uma relação dialógica que compreende as mais diversas opiniões e visões de mundo. O blog se constitui, sobretudo, como um ambiente de diálogo entre os alunos e o professor, em que a participação dos alunos é fundamental. Nele, são postados semanalmente textos que discutem atualidades e que estão dentro dos eixos temáticos específicos das disciplinas. Desse modo, tanto alunos quanto professor podem postar conteúdos relacionados às discussões. Dentro dessa perspectiva, um outro objetivo do blog é também a promoção de um espaço de interdisciplinaridade dos conteúdos escolares no meio virtual, através de um debate amplo e horizontal que visa o desenvolvimento das capacidades críticas dos alunos e que desperte o interesse desses para com as matérias trabalhadas na sala de aula. Nesse sentido, o blog parte de uma proposição educacional que insere os alunos como sujeitos ativos do conhecimento, acabando assim com as hierarquias ainda existentes no sistema educacional brasileiro. Dessa forma, em suma, o “Blog Histórico” se propõe em ir além dos objetivos didáticos pretendidos, assumindo também um papel social de mediador das relações entre os alunos das mais diversas esferas de ensino da escola, e, se comprometendo, por fim, com a emancipação dos indivíduos através do exercício da criticidade e da cidadania. |