Resumo |
A moda é dinâmica e um reflexo das transformações da sociedade contemporânea e do comportamento em geral. Pode-se dizer, assim, que, quando se compra uma roupa, por exemplo, não se consome apenas um bem material, mas um conjunto de símbolos e significados, pois, além da sua função de proteção, ela é carregada de simbologia. Nesse sentido, pode-se postular que o valor atrelado à roupa perpassa um valor subjetivo, o qual está relacionado a todos os significados que podem ser atrelados à roupa, desde suas funções às suas representações. Isso quer dizer que não é o preço ou a característica material do produto que cria seu elemento de valor, mas uma definição através de seus significados dados pelo público-consumidor. Tal definição de valoração está relacionada à marca, que possibilita a transubstanciação simbólica, fazendo com que a peça adquira um status maior de valor, adentrando no mercado e conquistando um patamar elevado na sociedade. Partindo dessas considerações, a proposta do presente trabalho é entender a construção de valor subjetivo de uma marca, especificamente, no campo da moda. Para tanto, nosso intento é estudar como tal construção ocorre a partir da análise de um trecho do filme “Delírios de Consumo de Becky Bloom”, tomando como base teórica e metodológica a Análise do Discurso de linha francesa (AD). Neste filme, a personagem Rebecca Bloomwood escreve um artigo, no qual discorre sobre a diferença entre custo e valor. Por essa razão, esse filme será nosso objeto de estudo. A metodologia para o trabalho com o "corpus" a ser utilizada é a AD, uma vez que ela visa à compreensão de como um objeto simbólico produz sentidos, de como ele está investido de significância para e por sujeitos. Essa compreensão, por sua vez, implica em explicitar como o texto organiza os gestos de interpretação que relacionam sujeito e sentido. Dessa maneira, a AD não trabalha somente com a língua, a gramática ou os signos, apesar de esses serem importantes para ela. O objeto da AD é o discurso, que abarca as práticas sociais, culturais e ideológicas. Assim como a moda é reflexo das transformações na sociedade, o discurso, que é por excelência sociopolítico e ideológico, também reflete as mudanças sociais, de modo que se torna pertinente trabalhar essa temática da moda sob o viés discursivo. |