Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7108

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Tarcisia Carolina Roberto Silva Duarte
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título A consolidação das escolhas profissionais pela docência durante o curso de licenciatura: em foco a Pedagogia Universitária
Resumo Os estudos sobre o efeito-professor têm mostrado que os “[...] efeitos sala de aula ou efeitos mestre (BRESSOUX, 2003) são geralmente mais importantes que o efeito escola”. Sabendo disto, este estudo tem como objeto o papel que os professores da licenciatura exercem na consolidação das escolhas pela docência, com ênfase nas suas práticas pedagógicas. Para tanto, buscou-se nesta pesquisa ouvir estudantes universitários matriculados no curso de licenciatura em Matemática, de uma universidade pública de Minas Gerais. A amostra foi composta por 16 estudantes, que responderam a um questionário no qual foram exploradas suas características sociais e escolares, os motivos da escolha profissional e questões relativas às práticas pedagógicas de seus professores. Os dados indicaram que a escolha do curso ocorreu por razões não diretamente relacionadas à opção pela docência, como a menor concorrência em relação ao bacharelado, ser um curso menos concorrido no vestibular ou ter outra opção de trabalho. Essas respostas são significativas e revelam a necessidade de maior atenção ao ensino por parte dos docentes, no que se refere ao oferecimento de um ensino contextualizado quando da formação de professores. Pesquisas (NOGUEIRA, 2004; SARAIVA; SILVA; FERENC, 2012), já mostraram que a escolha pelo magistério se dá muitas vezes por razões econômicas ou por ser uma das possibilidades de se lograr um lugar no ensino superior, de modo que muitos posteriormente migram para outros cursos. No entanto, há casos de estudantes que passam a gostar da opção feita inicialmente, o que já havia sido comprovado em pesquisa anterior desenvolvida com estudantes do curso de Licenciatura em Biologia. Isso reforça e confirma a hipótese de que se consolida pelas ações do professor, através de sua relação com os alunos e suas práticas pedagógicas, uma escolha que eventualmente fora feita estrategicamente apenas para garantir um lugar no ensino superior. Nesta pesquisa destaca-se a importância do professor universitário na formação inicial desses futuros docentes, por meio de suas práticas pedagógicas. A influência dos bons professores na consolidação das escolhas pela licenciatura docência ficou evidente nesse estudo, o qual mostrou que, sem boas práticas, sem incentivo ao ensino, sem instrumentações e estágios, certamente o efeito produzido por estes profissionais em seus alunos seria outro. Os resultados desse trabalho justificam a atualização dessa discussão no campo da formação de professores, orientada pela categoria da Pedagogia Universitária.
Palavras-chave Formação inicial, consolidação da escolha profissional, pedagogia universitária.
Forma de apresentação..... Oral
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