Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7099

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Animal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Filipe Iglesias de Almeida
Orientador RENATO NEVES FEIO
Título Desenvolvimento de métodos interativos no Museu de Zoologia João Moojen.
Resumo O Museu de Zoologia João Moojen foi fundado em 1933, pelo pesquisador e professor João Moojen de Oliveira. Esse espaço possui com uma rica exposição e coleção zoológica da fauna brasileira que aberta para visitação ao público diariamente. No museu é realizado desde 2007 um projeto de extensão, criado por professores e alunos, que desenvolve estratégias de educação ambiental com atividades interativas voltadas para a sensibilização e conscientização do público sobre o meio ambiente e a fauna nacional. O projeto é voltado para recepção e monitoramento de visitas escolares, buscando desenvolver atividades lúdicas e maneiras não formais, fora do espaço escolar, de repassar o conhecimento acadêmico e cultural da fauna brasileira, ressaltando a importância da conservação e preservação da natureza e de espécies ameaçadas, bem como seus hábitos, seus habitats, suas curiosidades e crenças, além de noções evolutivas e em algumas vezes informações a respeito da história do MZUFV e de sua criação até a atualidade. Além das visitas, buscamos envolver os pesquisadores que trabalham na instituição, de maneira que ocorra uma maior integração entre pesquisa, ensino e extensão. Essa aproximação contribui para a construção de parcerias com outros grupos de extensão e educação ambiental, o que possibilita a organização de minicursos em eventos da universidade, palestras, atividades extensivas fora da universidade e exposições temporárias e itinerantes. No MZUFV o atendimento das visitas ocorre de segunda a sexta-feira de 8 às 18h. São recebidas famílias, grupos de pessoas,instituições educativas do município de Viçosa e da região, do ensino médio, fundamental e infantil. As visitas agendadas são de escolas públicas, federais, municipais e estaduais, além das diversas escolas particulares. O grande número de solicitações de visitas e de visitas remarcadas pelas escolas demonstra um resultado positivo em relação ao alcance e a influência do projeto na comunidade. Contudo, é observada uma diferença no número registrado de visitas de escolas públicas comparados com escolas particulares e no número de visitantes durante a realização de exposições temáticas e quando não há essas exposições.
Palavras-chave Educação Ambiental, Meio Ambiente, Extensão.
Forma de apresentação..... Painel
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