Resumo |
O Museu de Zoologia João Moojen foi fundado em 1933, pelo pesquisador e professor João Moojen de Oliveira. Esse espaço possui com uma rica exposição e coleção zoológica da fauna brasileira que aberta para visitação ao público diariamente. No museu é realizado desde 2007 um projeto de extensão, criado por professores e alunos, que desenvolve estratégias de educação ambiental com atividades interativas voltadas para a sensibilização e conscientização do público sobre o meio ambiente e a fauna nacional. O projeto é voltado para recepção e monitoramento de visitas escolares, buscando desenvolver atividades lúdicas e maneiras não formais, fora do espaço escolar, de repassar o conhecimento acadêmico e cultural da fauna brasileira, ressaltando a importância da conservação e preservação da natureza e de espécies ameaçadas, bem como seus hábitos, seus habitats, suas curiosidades e crenças, além de noções evolutivas e em algumas vezes informações a respeito da história do MZUFV e de sua criação até a atualidade. Além das visitas, buscamos envolver os pesquisadores que trabalham na instituição, de maneira que ocorra uma maior integração entre pesquisa, ensino e extensão. Essa aproximação contribui para a construção de parcerias com outros grupos de extensão e educação ambiental, o que possibilita a organização de minicursos em eventos da universidade, palestras, atividades extensivas fora da universidade e exposições temporárias e itinerantes. No MZUFV o atendimento das visitas ocorre de segunda a sexta-feira de 8 às 18h. São recebidas famílias, grupos de pessoas,instituições educativas do município de Viçosa e da região, do ensino médio, fundamental e infantil. As visitas agendadas são de escolas públicas, federais, municipais e estaduais, além das diversas escolas particulares. O grande número de solicitações de visitas e de visitas remarcadas pelas escolas demonstra um resultado positivo em relação ao alcance e a influência do projeto na comunidade. Contudo, é observada uma diferença no número registrado de visitas de escolas públicas comparados com escolas particulares e no número de visitantes durante a realização de exposições temáticas e quando não há essas exposições. |