Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7092

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Kevin Lopes Pereira
Orientador LILIAN NEVES SANTA ROSA
Outros membros Ana Paula Abrantes, Eduardo Andrade Gomes
Título Libras: disseminando a cultura surda
Resumo A Libras - Língua Brasileira de Sinais , primeira língua oficial dos surdos, é fundamental para formação de um indivíduo surdo como parte integrante da sociedade e permite a comunicação entre surdos e ouvintes. Sendo assim, com o propósito de buscar a valorização e reconhecimento dessa língua pela sociedade, começou em 2014 o projeto “Surdo Cidadão”, vinculado ao Departamento de Matemática da UFV. O projeto se consolida idealizando uma proposta que defende a acessibilidade dos surdos por meio das atividades que são desenvolvidas, sendo estas: palestras, aulas interdisciplinares para surdos e minicursos. Buscando popularizar a língua de sinais, principalmente entre os graduandos e os profissionais de ensino, e assim despertar o interesse das pessoas para a aprendizagem e conscientização da importância da mesma, foi oferecida uma palestra para, em média, 68 alunos da disciplina BIO 105. Oferecemos também aulas interdisciplinares, teóricas e práticas, de Química para alunos surdos de Viçosa e região. Ainda, com a finalidade de promover para muitos o primeiro contato com o surdo e proporcionar um ensino básico de Libras, no primeiro período de 2016, foram ministrados pelos bolsistas do projeto quatro minicursos: dois nível Básico 1, um nível Básico 2 e um na Semana do Fazendeiro. Estes minicursos tiveram em média vinte e cinco participantes, todos eram ouvintes. Os alunos contaram com a presença de uma instrutora surda, em um dia, nos minicursos Básico 1 e 2. Para tornar o ensino mais didático e os minicursos ainda mais dinâmicos, além de diálogos e teatros utilizados, foi elaborada uma apostila de Libras para que os alunos pudessem dar continuidade ao estudo da língua depois de participarem do minicurso. O feedback recebido do público que participou dos minicursos mostrou que os pontos mais significativos - o contato com o surdo, as dinâmicas em grupo e o conteúdo ministrado - favoreceram para que estas pessoas aumentassem o seu interesse pessoal em aprender Libras para se comunicarem com os surdos, além de ampliar o conhecimento sobre a realidade destas pessoas que tem muito a contribuir para a nossa sociedade. Dessa forma, atingimos em grande parte o principal objetivo do projeto: incentivar a aprendizagem da Libras com a finalidade de favorecer a comunicação entre surdos e ouvintes e divulgar a cultura surda.
Palavras-chave LIBRAS, SURDO CIDADÃO, CULTURA SURDA
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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