Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7067

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e paisagismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Paôla de Moraes Brinati
Orientador DENISE MONACO DOS SANTOS
Título Arquitetura, design paramétrico e fabricação digital: uma experiência de projeto remoto
Resumo Entende-se projeto remoto, ou projeto colaborativo, como um conjunto de interações entre usuários distribuídos geograficamente, de modo síncrono ou assíncrono, que busca criar e/ou modificar um objeto compartilhado – um texto, uma imagem, um padrão geométrico. Neste contexto, para a criação de formas arquitetônicas, faz-se uso de diferentes softwares e meios de comunicação através de um ambiente virtual. Quando do uso de ferramentas paramétricas para a definição de coordenadas e dos seus valores na construção de uma forma geométrica – como o software Rhinoceros e sua interação com o Grasshopper –, dá-se o nome de parametrização ou, mais comumente, design paramétrico. Ainda, de forma a auxiliar o processo de projeto e consolidar o produto final, objetos tridimensionais são produzidos a partir de informações geradas pelos programas citados. A esse procedimento, com o uso de impressoras 3D e máquinas de corte a laser, chama-se fabricação digital ou prototipagem rápida. A presente pesquisa objetiva, portanto, o estudo teórico dessas temáticas, suas contextualizações e desdobramentos, bem como a participação de uma experiência que envolve essas práticas. Dessa forma, o trabalho está apoiado em dois principais procedimentos metodológicos: um primeiro, que diz respeito à pesquisa bibliográfica sobre o conteúdo em questão, que auxilia e dá suporte aos resultados; e o segundo relacionado a observação participante, que justamente pressupõe o contato direto do pesquisador com os atores envolvidos na ação, sendo ele mesmo instrumento de pesquisa em uma atividade prática. Esta última centrou-se no projeto remoto de um equipamento cultural para a praça Roosevelt em São Paulo através de interações e deliberações de equipes compostas por membros da Universidade Federal de Viçosa, Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Sendo assim, por meio das tecnologias da informação e comunicação (e-mail, Facebook, Skype, entre outros) e com o uso da parametrização, fluíram comunicação e interação interpessoais, trocas de informações e conhecimento, e se estabeleceram instâncias colaborativas. Em âmbito experimental, a proposta projetual foi pertinente, mas existiram limitações do trabalho puramente virtual, sobretudo quando as relações com o local de implantação do projeto fizeram-se necessárias. Além disso, o domínio dos softwares era diferente entre os grupos e os meios de comunicação para a discussão de ideias não funcionaram de maneira adequada durante os encontros das três Universidades, fatores que dificultaram a realização do projeto no período estimado. Em termos gerais, os resultados do ateliê virtual associado à revisão bibliográfica foram satisfatórios: os desníveis em relação às habilidades foram assumidos como desafios para a realização da experiência; as equipes alcançaram soluções formais complexas e interessantes; e a capacitação no uso de equipamentos de prototipagem rápida para a produção de modelos físicos foi favorecida.
Palavras-chave Projeto remoto, design paramétrico, fabricação digital.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.