Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7052

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes, literatura e cultura popular
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor João Paulo Petronilio
Orientador LAURA PRONSATO
Outros membros Ananda Deva Assis Trivelato, Elaine Cristina Roque
Título Dança como expressão cultural: na valorização da identidade negra
Resumo Este trabalho reporta um biênio do desenvolvimento do projeto de extensão PIBEX no qual se desenvolvem atividades de expressão corporal na região de Viçosa que possui comunidades afrodescendentes e mantém suas tradições culturais. Sabe-se que a sociedade brasileira, implícita ou explicitamente, mantém discriminação étnica e cultural, vinculadas à uma suposta superioridade cultural eurocêntrica. Assim, este projeto tem como foco principal a valorização da identidade negra minimizando a situação discriminatória. Neste primeiro semestre de 2016 as ações foram direcionadas para escolas públicas e foi possível desenvolver atividades na E.E. José Lourenço de Freitas - em São José do Triunfo, Viçosa-MG - com crianças de 8 a 10 anos de idade, alunos do 3°ano do ensino fundamental. Elaboraram-se aulas de dança (de 2 horas semanais) extra curriculares que identificassem as necessidades dos alunos acerca do tema proposto. Ao utilizar a metodologia participativa e interdisciplinar pode-se garantir maior envolvimento dos estudantes na abordagem de questões étnico raciais. Ressalta-se que as crianças utilizavam falas pejorativas para retratar diferenças étnico raciais e por isso a importância em manter o foco no desenvolvimento da compreensão do processo da formação da matriz brasileira, potencializando seu reconhecimento étnico e conscientização acerca da contribuição cultural de cada povo formador. O projeto de extensão propõe desde o inicio, discutir, revelar e ampliar o olhar e novas formas acerca destas relações dadas pelo (no) corpo, à partir da dança. Entendendo que certas práticas de exclusão, racistas, são reproduzidas dentro do próprio ambiente da dança, e contribuem para revelar e espelhar desigualdades históricas, perguntamo-nos: COMO trabalhar a dança neste contexto? Deste modo, as atividades de dança estiveram em diálogo com as políticas afirmativas. Em todas as etapas do projeto, buscou-se revisitar valores ancestrais da formação cultural brasileira com o objetivo de valorizar a história da identidade negra individual e coletiva a partir do reconhecimento do vasto acervo cultural legado pela tradição afro-brasileira. Já nas primeiras fases, notou-se significativa mudança na apropriação, valorização e identificação com as tradições afrodescentendes, bem como na conscientização de uma identidade étnico-cultural que teve como reflexo a melhoria nas relações interpessoais dos próprios alunos. Ademais, em parceria com o projeto Procultura “Poéticas Corporais em Danças Brasileiras” a equipe do projeto realizou diversas oficinas semanais, abertas à comunidade em geral. Avaliou-se que a experiência inicial do projeto nas escolas das comunidades, combinado à vivência das oficinas e a produção de espetáculos foi um esforço que ampliou e consolidou as ações vinculadas ao objetivo central do projeto inicial, que é despertar a consciência da cultura afrodescendente no ambiente cultural da região de Viçosa-MG.
Palavras-chave Dança, corpo, identidade negra.
Forma de apresentação..... Oral
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