Resumo |
Este trabalho reporta um biênio do desenvolvimento do projeto de extensão PIBEX no qual se desenvolvem atividades de expressão corporal na região de Viçosa que possui comunidades afrodescendentes e mantém suas tradições culturais. Sabe-se que a sociedade brasileira, implícita ou explicitamente, mantém discriminação étnica e cultural, vinculadas à uma suposta superioridade cultural eurocêntrica. Assim, este projeto tem como foco principal a valorização da identidade negra minimizando a situação discriminatória. Neste primeiro semestre de 2016 as ações foram direcionadas para escolas públicas e foi possível desenvolver atividades na E.E. José Lourenço de Freitas - em São José do Triunfo, Viçosa-MG - com crianças de 8 a 10 anos de idade, alunos do 3°ano do ensino fundamental. Elaboraram-se aulas de dança (de 2 horas semanais) extra curriculares que identificassem as necessidades dos alunos acerca do tema proposto. Ao utilizar a metodologia participativa e interdisciplinar pode-se garantir maior envolvimento dos estudantes na abordagem de questões étnico raciais. Ressalta-se que as crianças utilizavam falas pejorativas para retratar diferenças étnico raciais e por isso a importância em manter o foco no desenvolvimento da compreensão do processo da formação da matriz brasileira, potencializando seu reconhecimento étnico e conscientização acerca da contribuição cultural de cada povo formador. O projeto de extensão propõe desde o inicio, discutir, revelar e ampliar o olhar e novas formas acerca destas relações dadas pelo (no) corpo, à partir da dança. Entendendo que certas práticas de exclusão, racistas, são reproduzidas dentro do próprio ambiente da dança, e contribuem para revelar e espelhar desigualdades históricas, perguntamo-nos: COMO trabalhar a dança neste contexto? Deste modo, as atividades de dança estiveram em diálogo com as políticas afirmativas. Em todas as etapas do projeto, buscou-se revisitar valores ancestrais da formação cultural brasileira com o objetivo de valorizar a história da identidade negra individual e coletiva a partir do reconhecimento do vasto acervo cultural legado pela tradição afro-brasileira. Já nas primeiras fases, notou-se significativa mudança na apropriação, valorização e identificação com as tradições afrodescentendes, bem como na conscientização de uma identidade étnico-cultural que teve como reflexo a melhoria nas relações interpessoais dos próprios alunos. Ademais, em parceria com o projeto Procultura “Poéticas Corporais em Danças Brasileiras” a equipe do projeto realizou diversas oficinas semanais, abertas à comunidade em geral. Avaliou-se que a experiência inicial do projeto nas escolas das comunidades, combinado à vivência das oficinas e a produção de espetáculos foi um esforço que ampliou e consolidou as ações vinculadas ao objetivo central do projeto inicial, que é despertar a consciência da cultura afrodescendente no ambiente cultural da região de Viçosa-MG. |