Resumo |
As altitudes científicas derivam dos números geopotenciais, sendo por isso, uma função unívoca. Definir a altitude é fundamental para a completa realização de um sistema de posicionamento 3D. O Brasil adota a altitude científica ortométrica. Para sua determinação deve-se conhecer os valores da gravidade e dos desníveis geométricos ou conhecer a gravidade média ao longo da linha do prumo entre o geoide e o ponto na superfície terrestre. Como as superfícies equipotenciais não são paralelas pode-se também aplicar a correção ortométrica nos desníveis geométricos e assim corrigir esse não paralelismo. Fica evidente que a determinação da altitude ortométrica não corresponde apenas ao somatório simples dos desníveis, é necessário determinar o número geopotencial,ou seja, calcular o trabalho realizado para transportar uma unidade de massa entre duas superfícies equipotenciais. Neste estudo foi determinada a diferença nos valores da altitude ortométrica realizada pelo IBGE e as calculadas a partir do número geopotencial. Foi realizado o transporte da altitude ortométrica considerando o número geopotencial e assim foram calculadas as altitudes científicas dos pontos da Rede Fundamental Altimétrica do Brasil (RFAB). Foram utilizados os arquivos das RNs e estações gravimétricas disponibilizadas pelo IBGE. Neste transporte partiu-se da RN 2150V localizada no litoral de São Paulo, chegando a algumas estações do estado de Minas Gerais. Foi feita a interpolação das informações gravimétricas, para obtenção da gravidade em pontos da RFAB. Como em pontos próximos o não paralelismo entre as superfícies equipotenciais é desprezível foi calculado o valor da correção ortométrica para seções com erros altimétricos menores do que a tolerância para a classe IIN. A partir da diferença do potencial, calculado através da latitude, longitude, altitude geométrica, ortométrica e gravidade, foi calculado o número geopotencial, e feito a análise de discrepância, para os pontos que possuíam tais informações. Aplicou-se o ajustamento dos números geopotenciais através do método correlato e depois foi efetuado o transporte das altitudes ortométricas. Realizado o transporte das altitudes verificou-se que a discrepância nos desníveis é diretamente proporcional à distância do ponto inicial. No ponto mais distante esse valor foi de 84 mm. Para algumas aplicações em geodésia esta diferença pode ser significativa. É importante deixar claro que para esta análise partiu-se do litoral paulista e, na estação 3034P em Sacramento, a diferença foi de 68 mm. Pode-se inferir que a discrepância seria bem maior caso fosse utilizado como ponto de partida o datum altimétrico em Imbituba, SC. Na obtenção da altitude a partir da diferença de potencial a discrepância não foi significativa, no entanto devido à escassez de informações a análise foi restrita, somente para três pontos, estudos em outras áreas com mais informações devem ser realizados para gerar conclusões de maior confiabilidade. |