Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7012

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agricultura
Setor Departamento de Engenharia Agrícola
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Philipe Leal Rebelo
Orientador HAROLDO CARLOS FERNANDES
Outros membros Marconi Ribeiro Furtado Júnior
Título Área de solo mobilizada pelo tráfego de um trator agrícola com pneus radiais
Resumo Com o crescente aumento do uso de máquinas agrícolas e equipamentos pesados nos sistemas de cultivos atuais, tem aumentado a intensidade de uso do solo. Esse aumento de peso e trafego de maquinas, tem resultado em significativas alterações nas propriedades físicas do solo, gerando solos compactados. O termo compactação do solo refere-se à compressão do solo não saturado, durante a qual ocorre um aumento da densidade, em consequência da redução de volume pela expulsão do ar. Com a compactação, ocorrem reduções significativas no volume da porosidade, consequentemente a capacidade de infiltração de agua e o movimento de solutos no solo ficam comprometidos, acarretando em perdas de produtividade. Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da passagem dos rodados do trator na compactação de um solo em área de cultivo convencional. Os parâmetros avaliados foram a resistência à penetração e o aprofundamento do solo na região trafegada pelos rodados do trator. O experimento foi conduzido no Laboratório de Mecanização Agrícola (LMA) do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A área do experimento foi preparada com uma aração e duas gradagens (cultivo convencional). Os tratamentos constituíram-se do número de passadas dos rodados do trator na área (Sem tráfego, uma passada, duas passadas e três passadas). A área de solo compactada foi medida por meio de um perfilometro colocado na linha dos rodados do trator antes e após o tráfego, sendo registradas por meio de fotografia digital. As fotografias do perfilometro obtidas foram analisadas utilizando a ferramenta “Imagem de Raster”, do software AutoCAD 2011, onde foi feita a correção de escala, permitindo medir a área de solo aprofundada. A resistência do solo à penetração foi obtida utilizando-se um penetrômetro, após cada passada. O efeito do tráfego dos rodados sobre os parâmetros avaliados foi analisado por meio de regressão linear simples. O número de passadas dos rodados do trator apresentou efeito linear, positivo e significativo nos parâmetros avaliados. Após a segunda passada do trator foi verificado que a resistência à penetração aumentou em média 494,79% e o aprofundamento do solo foi de 278 cm2, em relação à condição inicial (sem tráfego).
Palavras-chave Compactação do solo, aprofundamento do solo, resistência à penetração.
Forma de apresentação..... Painel
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