Resumo |
A LDB aborda dentre os princípios e fins da educação nacional, a necessidade de um ensino que possua o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e a importância da vinculação entre o saber escolar e as práticas sociais. A feira de Sociologia construída pelo Programa Institucional de bolsas de iniciação a Docência (PIBID) de Sociologia da UFV, em parceria com a Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), serviu desta forma como um recurso pedagógico para além dos moldes clássicos de educação, oferecendo oportunidade de enriquecimento curricular de maneira mais interativa e contextualizada, focada na modalidade de educação participativa. Através do incentivo aos educandos pela busca de seu próprio conhecimento e da tentativa de aproximar os saberes experienciais dos saberes escolares, a feira teve como objetivo promover a contextualização do aluno dentro do tema proposto “As teias da democracia”, bem como o desenvolvimento de um conhecimento crítico, onde o aluno relacionou a teoria vista na sala de aula à sua realidade social de forma reflexiva. A feira de Sociologia do ESEDRAT contou com apresentações de trabalhos feitos pelos alunos do ensino médio, que se relacionam com o tema, através de exposições por meio de diversas perspectivas de análise e recursos visuais (vídeos, fotos, cartazes, maquetes e etc.). Os trabalhos foram orientados pelos professores da disciplina de Sociologia e pelos bolsistas do PIBID Sociologia. A feira aconteceu numa manha de sábado e devido ao grande número de estudantes presentes, já que a escola conta com 876 alunos matriculados no ensino médio, a observação participante foi utilizada como técnica para base da metodologia qualitativa empregada para esse contexto escolar. A observação participante é dinâmica e envolvente, requer contato direto, e o investigador é simultaneamente participante e agente na coleta de dados para sua análise e interpretação. A feira proporcionou a participação efetiva dos estudantes do ensino médio, dos professores e da comunidade, além da apropriação do espaço escolar pelos mesmos. A interação dos estudantes com o conteúdo trabalhado ultrapassou o espaço físico da sala de aula e proporcionou a vivência da educação participativa, gerando integração e um espaço para que pudessem repensar e discutir a democracia, tanto em âmbito nacional, internacional, quanto da cidade de Viçosa-MG, problematizando espaços e situações através do “olhar sociológico”. Portanto, além de sua importância para a aprendizagem, a feira serviu como uma forma de promover interação entre a escola e comunidade, sendo um espaço para adquirir conhecimentos e de lazer. Outro importante resultado é a aproximação e difusão dos trabalhos do PIBID perante a escola e a comunidade. Para o curso de Ciências Sociais da UFV, eventos como a feira de Sociologia proporcionam protagonismo à licenciatura, valorizando a profissionalização dos futuros docentes. |