Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 7010

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor William Marques Souza
Orientador MARCELO JOSE OLIVEIRA
Outros membros Fabiano Silva de Lima , Soraia Aparecida Monteiro
Título Feira de Sociologia enquanto recurso pedagógico
Resumo A LDB aborda dentre os princípios e fins da educação nacional, a necessidade de um ensino que possua o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e a importância da vinculação entre o saber escolar e as práticas sociais. A feira de Sociologia construída pelo Programa Institucional de bolsas de iniciação a Docência (PIBID) de Sociologia da UFV, em parceria com a Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), serviu desta forma como um recurso pedagógico para além dos moldes clássicos de educação, oferecendo oportunidade de enriquecimento curricular de maneira mais interativa e contextualizada, focada na modalidade de educação participativa. Através do incentivo aos educandos pela busca de seu próprio conhecimento e da tentativa de aproximar os saberes experienciais dos saberes escolares, a feira teve como objetivo promover a contextualização do aluno dentro do tema proposto “As teias da democracia”, bem como o desenvolvimento de um conhecimento crítico, onde o aluno relacionou a teoria vista na sala de aula à sua realidade social de forma reflexiva. A feira de Sociologia do ESEDRAT contou com apresentações de trabalhos feitos pelos alunos do ensino médio, que se relacionam com o tema, através de exposições por meio de diversas perspectivas de análise e recursos visuais (vídeos, fotos, cartazes, maquetes e etc.). Os trabalhos foram orientados pelos professores da disciplina de Sociologia e pelos bolsistas do PIBID Sociologia. A feira aconteceu numa manha de sábado e devido ao grande número de estudantes presentes, já que a escola conta com 876 alunos matriculados no ensino médio, a observação participante foi utilizada como técnica para base da metodologia qualitativa empregada para esse contexto escolar. A observação participante é dinâmica e envolvente, requer contato direto, e o investigador é simultaneamente participante e agente na coleta de dados para sua análise e interpretação. A feira proporcionou a participação efetiva dos estudantes do ensino médio, dos professores e da comunidade, além da apropriação do espaço escolar pelos mesmos. A interação dos estudantes com o conteúdo trabalhado ultrapassou o espaço físico da sala de aula e proporcionou a vivência da educação participativa, gerando integração e um espaço para que pudessem repensar e discutir a democracia, tanto em âmbito nacional, internacional, quanto da cidade de Viçosa-MG, problematizando espaços e situações através do “olhar sociológico”. Portanto, além de sua importância para a aprendizagem, a feira serviu como uma forma de promover interação entre a escola e comunidade, sendo um espaço para adquirir conhecimentos e de lazer. Outro importante resultado é a aproximação e difusão dos trabalhos do PIBID perante a escola e a comunidade. Para o curso de Ciências Sociais da UFV, eventos como a feira de Sociologia proporcionam protagonismo à licenciatura, valorizando a profissionalização dos futuros docentes.
Palavras-chave PIBID, Feira de Sociologia, educação participativa
Forma de apresentação..... Painel
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