Resumo |
A formação docente é um tema que vem recebendo destaque nos últimos anos nas pesquisas em educação. Com as reformas crescentes no âmbito educacional, que tiveram como um dos fatores a democratização do ensino superior e a responsabilização dos professores pela natureza e qualidade do trabalho educativo, faz-se necessário o debate e a pesquisa na área de formação docente. Nesse contexto, essa pesquisa busca identificar e socializar as práticas pedagógicas dos docentes formadores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa (UFV), visando a atuação dos futuros professores de Ciências e Biologia na educação básica. Essa pesquisa vem sendo realizada desde 2014, sendo que as etapas da análise documental e da aplicação de questionário foram realizadas entre março de 2014 e julho de 2015, abrangendo os 65 docentes que ministram disciplinas para os licenciandos. Para aprofundamento dos dados, a partir de agosto de 2015, foram realizadas entrevistas, envolvendo doze docentes dos diferentes departamentos, seguidas da transcrição e análise das mesmas. A entrevista foi utilizada para levantar informações como: estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos professores e o processo de avaliação dessas estratégias; compreensão de como se deu o envolvimento deles com as disciplinas voltadas à Licenciatura; processo do planejamento das disciplinas; e percepção dos docentes, a respeito do perfil dos estudantes ao longo da carreira docente. Os resultados apontam que os docentes entrevistados utilizam como principais estratégias de ensino os seminários (58,3%), o uso das tecnologias de informação e comunicação voltadas para o ensino (58,3%), sendo o projetor de slides o recurso mais utilizado (41,6%). Em relação à avaliação das estratégias utilizadas, 75% dos professores afirmaram que a fazem, considerando a avaliação quantitativa, ou seja, os resultados dos alunos em atividades como provas ou trabalhos. Além disso, 41,6% responderam que a avaliação influencia no planejamento da disciplina. Quanto ao envolvimento com as disciplinas voltadas para a licenciatura, 75% não optaram espontaneamente por atender esse público, dando esse envolvimento em função de um arranjo interno entre os membros do grupo de trabalho. Quanto ao planejamento das disciplinas, 75% dos professores responderam que ele ocorre de forma individual; 66,6% responderam que ocorre anterior ao período letivo; e 41,6% afirmaram que ele é flexível. Quanto à percepção deles a respeito do perfil dos alunos, as respostas foram diversificadas, apresentando características relacionadas ao interesse, aspectos cognitivos, formação da educação básica e modalidades do curso (bacharelado/licenciatura e licenciatura). Os dados levantados serão socializados entre os participantes da pesquisa e já apontam como uma potencial contribuição na atuação dos docentes uma vez que promoverão a reflexão da ação docente na formação dos futuros professores de Ciências e Biologia. |