Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6999

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Aline Luquini Pereira
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Letícia Riguetto Nunes, Paulo Roberto Silveira Silva, THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Os docentes formadores que atuam nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa - Práticas pedagógicas
Resumo A formação docente é um tema que vem recebendo destaque nos últimos anos nas pesquisas em educação. Com as reformas crescentes no âmbito educacional, que tiveram como um dos fatores a democratização do ensino superior e a responsabilização dos professores pela natureza e qualidade do trabalho educativo, faz-se necessário o debate e a pesquisa na área de formação docente. Nesse contexto, essa pesquisa busca identificar e socializar as práticas pedagógicas dos docentes formadores dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa (UFV), visando a atuação dos futuros professores de Ciências e Biologia na educação básica. Essa pesquisa vem sendo realizada desde 2014, sendo que as etapas da análise documental e da aplicação de questionário foram realizadas entre março de 2014 e julho de 2015, abrangendo os 65 docentes que ministram disciplinas para os licenciandos. Para aprofundamento dos dados, a partir de agosto de 2015, foram realizadas entrevistas, envolvendo doze docentes dos diferentes departamentos, seguidas da transcrição e análise das mesmas. A entrevista foi utilizada para levantar informações como: estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos professores e o processo de avaliação dessas estratégias; compreensão de como se deu o envolvimento deles com as disciplinas voltadas à Licenciatura; processo do planejamento das disciplinas; e percepção dos docentes, a respeito do perfil dos estudantes ao longo da carreira docente. Os resultados apontam que os docentes entrevistados utilizam como principais estratégias de ensino os seminários (58,3%), o uso das tecnologias de informação e comunicação voltadas para o ensino (58,3%), sendo o projetor de slides o recurso mais utilizado (41,6%). Em relação à avaliação das estratégias utilizadas, 75% dos professores afirmaram que a fazem, considerando a avaliação quantitativa, ou seja, os resultados dos alunos em atividades como provas ou trabalhos. Além disso, 41,6% responderam que a avaliação influencia no planejamento da disciplina. Quanto ao envolvimento com as disciplinas voltadas para a licenciatura, 75% não optaram espontaneamente por atender esse público, dando esse envolvimento em função de um arranjo interno entre os membros do grupo de trabalho. Quanto ao planejamento das disciplinas, 75% dos professores responderam que ele ocorre de forma individual; 66,6% responderam que ocorre anterior ao período letivo; e 41,6% afirmaram que ele é flexível. Quanto à percepção deles a respeito do perfil dos alunos, as respostas foram diversificadas, apresentando características relacionadas ao interesse, aspectos cognitivos, formação da educação básica e modalidades do curso (bacharelado/licenciatura e licenciatura). Os dados levantados serão socializados entre os participantes da pesquisa e já apontam como uma potencial contribuição na atuação dos docentes uma vez que promoverão a reflexão da ação docente na formação dos futuros professores de Ciências e Biologia.
Palavras-chave formação docente, práticas pedagógicas, docente formador
Forma de apresentação..... Oral
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