Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6998

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação do campo e sociologia rural
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabrielle dos Santos Marques
Orientador JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Outros membros Genival Souza Bento Júnior, Larissa Silva Carneiro, Mariane de Paula Pires
Título o projeto político pedagógico e o livro didático de sociologia da escola família agrícola do município de araponga, mg – efa puris.
Resumo O presente trabalho foi realizado como avaliação final da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio (EDU - 144) na Universidade Federal de Viçosa. O mesmo intentou analisar a modalidade de ensino Educação do Campo, tendo como objeto de estudo a Escola Família Agrícola EFA – Puris localizada no município de Araponga, na Zona da Mata mineira. Os objetivos centrais deste trabalho consistiram em investigar a legislação existente concernente ao tema em questão, analisando principalmente como a LDB aborda o mesmo; compreendendo o Projeto Político Pedagógico dessa escola com o intuito de conhecer o funcionamento dessa modalidade de ensino; assim como verificar se o livro didático de Sociologia utilizado por ela contempla a realidade do campo (o interesse por esta disciplina advém de sermos licenciandos em Ciências Sociais). Visando o alcance desses objetivos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a análise documental
A Educação do Campo consiste em uma experiência única de ensino-aprendizagem, composta por metodologias singulares e por uma concepção horizontal de ensino, onde o aluno, suas experiências e vivências, compõem os pilares desta modalidade, como é possível perceber, por exemplo, através da analise da Proposta Político Pedagógica da EFA – Puris. Logo, analisar a legislação existente concernente a esta modalidade de ensino e reconhecer as suas necessidades, principalmente acerca da existência de conteúdos e temas que contemplam a realidade na qual está inserida torna-se importante e justifica a necessidade de um livro didático especifico para este tipo de educação.
Esta pesquisa possibilitou compreender a importância do Projeto Político Pedagógico uma vez que ele norteia o trabalho da escola, sendo importante que ele seja construído por toda a comunidade escolar, seja conhecido pela mesma e atualizado constantemente.
Além disso, é importante salientar a necessidade de um livro especifico de Sociologia voltado a Educação do Campo, pois esta modalidade de ensino ocorre em um contexto único, necessitando de exemplos próprios que tragam os conceitos para a realidade dos alunos. Desta forma, é importante ressaltar que o primeiro Plano Nacional do Livro Didático – Educação do Campo foi lançado em 2012, visando à escolha dos livros didáticos a serem utilizados durante os anos de 2013 a 2015. Todavia, este documento só contempla os anos iniciais do ensino fundamental, assim sendo não há um livro de Sociologia especifico para a Educação do Campo.
Palavras-chave educação do campo, ldb, livro didático
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,72 segundos.