ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação do campo e sociologia rural |
Setor | Departamento de Educação |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Gabrielle dos Santos Marques |
Orientador | JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA |
Outros membros | Genival Souza Bento Júnior, Larissa Silva Carneiro, Mariane de Paula Pires |
Título | o projeto político pedagógico e o livro didático de sociologia da escola família agrícola do município de araponga, mg – efa puris. |
Resumo | O presente trabalho foi realizado como avaliação final da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio (EDU - 144) na Universidade Federal de Viçosa. O mesmo intentou analisar a modalidade de ensino Educação do Campo, tendo como objeto de estudo a Escola Família Agrícola EFA – Puris localizada no município de Araponga, na Zona da Mata mineira. Os objetivos centrais deste trabalho consistiram em investigar a legislação existente concernente ao tema em questão, analisando principalmente como a LDB aborda o mesmo; compreendendo o Projeto Político Pedagógico dessa escola com o intuito de conhecer o funcionamento dessa modalidade de ensino; assim como verificar se o livro didático de Sociologia utilizado por ela contempla a realidade do campo (o interesse por esta disciplina advém de sermos licenciandos em Ciências Sociais). Visando o alcance desses objetivos foram utilizados a pesquisa bibliográfica e a análise documental A Educação do Campo consiste em uma experiência única de ensino-aprendizagem, composta por metodologias singulares e por uma concepção horizontal de ensino, onde o aluno, suas experiências e vivências, compõem os pilares desta modalidade, como é possível perceber, por exemplo, através da analise da Proposta Político Pedagógica da EFA – Puris. Logo, analisar a legislação existente concernente a esta modalidade de ensino e reconhecer as suas necessidades, principalmente acerca da existência de conteúdos e temas que contemplam a realidade na qual está inserida torna-se importante e justifica a necessidade de um livro didático especifico para este tipo de educação. Esta pesquisa possibilitou compreender a importância do Projeto Político Pedagógico uma vez que ele norteia o trabalho da escola, sendo importante que ele seja construído por toda a comunidade escolar, seja conhecido pela mesma e atualizado constantemente. Além disso, é importante salientar a necessidade de um livro especifico de Sociologia voltado a Educação do Campo, pois esta modalidade de ensino ocorre em um contexto único, necessitando de exemplos próprios que tragam os conceitos para a realidade dos alunos. Desta forma, é importante ressaltar que o primeiro Plano Nacional do Livro Didático – Educação do Campo foi lançado em 2012, visando à escolha dos livros didáticos a serem utilizados durante os anos de 2013 a 2015. Todavia, este documento só contempla os anos iniciais do ensino fundamental, assim sendo não há um livro de Sociologia especifico para a Educação do Campo. |
Palavras-chave | educação do campo, ldb, livro didático |
Forma de apresentação..... | Painel |