ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Educação e formação universitária |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Pâmela Andrade Lucarelli |
Orientador |
ANDYARA DO CARMO PINTO COELHO PAIVA |
Outros membros |
LUCIANE RIBEIRO, LUCIANO CORTES PAIVA |
Título |
A monitoria como método facilitador do processo de ensino-aprendizagem: relato de experiência |
Resumo |
Introdução: A monitoria é um suporte pedagógico oferecido aos discentes interessados em aprofundar conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria diligenciada em aula. Entre as diversas atividades acadêmicas, a monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem que contribui para a qualificação e formação complementar do discente monitor. Nesse enquadramento emerge a monitoria, contemplada pelo edital da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), junto à disciplina de Laboratório de Enfermagem na Saúde do Adulto II que faz parte da matriz curricular obrigatória do curso de Enfermagem, desenvolvida no 7º período, com 30 horas-aula no semestre. É uma disciplina importante ao permitir que os acadêmicos desenvolvam habilidades técnicas e gerenciais e compreendam a dinâmica e o processo de trabalho no Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização (CME). Objetivo: Apresentar a experiência vivida enquanto acadêmica de enfermagem no desempenho de atividades de monitoria na disciplina de Laboratório de Enfermagem na Saúde do Adulto II. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que descreve as vivências de uma acadêmica de enfermagem, monitora da disciplina de Laboratório em Saúde do Adulto II da UFV, durante o primeiro semestre de 2016. Resultados: A monitoria foi realizada no Laboratório de enfermagem com o desenvolvimento de práticas, exposição de materiais e revisão de conteúdo. Foram disponibilizadas monitorias individualizadas e coletivas. Em diversas circunstâncias foi necessário pesquisar materiais científicos complementares para sanar as dúvidas e inquietações dos discentes, o que ofereceu um maior respaldo teórico nas orientações. Privilegiou-se também o diálogo com os professores sobre questões pertinentes à experiência da monitoria. Os momentos de encontro com os acadêmicos aconteceram sempre após as aulas práticas ministradas pelos docentes, em que o monitor orienta e assiste o aluno no laboratório, instigando sempre a relação da prática com a teoria. Percebe-se que essa experiência é única e importante para a consolidação do conhecimento, pois ao compartilhar as informações e se envolver novamente com a disciplina, agora como monitora, possibilita um crescimento acadêmico e aproximação com a prática profissional. A presença de um monitor na disciplina traz a possibilidade de acompanhar “mais de perto” o processo de reflexão do acadêmico.Conclusões: A partir dessa experiência como monitora foi possível compreender que o programa da Universidade Federal de Viçosa constitui em uma importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem para discentes da graduação, estimulando para a docência. |
Palavras-chave |
Monitoria, Formação acadêmica, Enfermagem |
Forma de apresentação..... |
Painel |