Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6977

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amanda Juliana do Carmo
Orientador LILIAN PERDIGÃO CAIXETA REIS
Título Juventude e escolha do curso superior no contexto das influências familiares
Resumo Na sociedade contemporânea, a entrada no mercado de trabalho se configura como
significativa no que concerne à inserção social do jovem, além de se tratar de um dos principais marcadores para a transição para a vida adulta (ABRAMO, 2008). Todavia, as atuais exigências mercadológicas impõem a necessidade de uma especialização profissional; e nesse sentido, o Ensino Superior vem sendo denotado como um dos principais caminhos escolhidos pela juventude. De acordo com o Censo de Ensino Superior (2014), do total jovens brasileiros entre 18 a 24 anos cerca de 30% estão matriculados em algum curso de graduação. Apesar disto, a evasão universitária
é destacada como uma problemática, pois confere prejuízos ao Estado, à família e ao indivíduo.
Turcekicz (2012) revela que as preocupações com a juventude se situam no século XX, quando esses sujeitos passam a ser vislumbrados como futuro da família. Desta maneira, ao considerar a premissa de que a elaboração do Projeto de Vida do jovem não é puramente individual (ALMEIDA e MAGALHÃES, 2011), o presente estudo, que compõe o capítulo de revisão bibliográfica do Projeto de Pesquisa de mestrado
intitulado “Evasão Universitária: causas e consequências da desistência do curso superior no Projeto
de Vida do jovem e na família” tem por objetivo refletir sobre a escolha do curso superior no âmbito das influências familiares, por meio de um levantamento na base de dados da Scielo, em todos os índices. Para tanto, selecionou-se o período de 2010 a 2015, utilizando palavras sobre o tema da escolha
do curso superior.
Assim, os termos pesquisados foram: escolha profissional, escolha curso superior, escolha graduação e escolha da carreira. Os resultados retornaram 142 artigos, nos quais 42% se referiam a escolha do curso superior.
Desses, 1,41% se referem à escolha do curso de graduação sob as influências familiares, com ênfase na Orientação Vocacional; 59, 98% dizem respeito às técnicas de orientação vocacional; 21,3% ao contexto da escolha do curso e 17,31% às escolhas profissionais, com destaque para a área da saúde, da biologia e do direito.
Considerando esses resultados, entende-se que há uma lacuna no que concerne aos estudos
sobre as influências familiares na escolha do curso superior. Ao mesmo tempo, evidencia-se que as
técnicas de orientação vocacional, apesar de já estarem consolidadas (GATTI, 2011), ainda são amplamente discutidas no meio acadêmico.
Neste contexto, é relevante que surjam estudos no campo da Ciência Familiar, que ampliem os conhecimentos na área e possam se constituir como um norte no tocante às escolhas conscientes
da carreira, a fim de que, ao compreender o papel da família na escolha, as universidades, assim
como a sociedade em geral, possam organizar estratégias para dirimir a evasão universitária.
Palavras-chave Juventude, ensino superior, ciência familiar
Forma de apresentação..... Painel
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