Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6973

ISSN 2237-9045
Instituição E.E.Cônego José Ermelindo de Souza
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Água e solos
Setor Departamento de Solos
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Viviane Bernardo Malta
Orientador Rosangela Bitencourt
Outros membros CRISTINE CAROLE MUGGLER, Tamara Estevam Nicolau, Tatiana da Rocha Vieira
Título O solo é vivo, conhecendo o solo.
Resumo O solo forma a parte superficial da crosta terrestre, constituída por fragmentos de rocha e matéria orgânica resultante na decomposição realizada pelos organismos. No solo ocorrem constantes reações em que a matéria mineral se transforma em matéria orgânica e vice-versa. Os organismos vivos são extremamente importantes no ciclo de vida do solo. Esse ciclo ocorre numa sequência de acontecimentos que começa com animais maiores como as formigas, os besouros e as minhocas até chegar aos microscópicos: algas, bactérias e fungos que fazem a decomposição da matéria orgânica, transformando em um composto chamado húmus. Esses processos naturais na sociedade atual tem se tornado muitas vezes desconhecido ou despercebido pelas pessoas. Nesse sentido desenvolvemos um trabalho pedagógico com os estudantes da E. E. Cônego José Ermelindo de Souza de Araponga, Minas Gerais, no ano de 2015 em parceria com o Projeto “O Solo é Vivo” do Museu de Ciências da Terra Aléxis Dorofeef da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. O objetivo do projeto foi propiciar uma reflexão no que se refere às concepções das interações existentes entre o solo e os organismos vivos que o habitam, buscando valorizar o conhecimento dos estudantes e possibilitar a produção de novos conhecimentos sobre o solo e sua importância para a vida. A metodologia utilizada abarcou os seguintes procedimentos, oficinas pedagógicas, visita de campo, debates, trabalho em grupo com pesquisa orientada a partir das temáticas e produção de materiais pedagógicos para as apresentações na feira do conhecimento. Durante o desenvolvimento do trabalho participaram os estudantes do nível Fundamental e Médio, como resultado foi realizada uma feira do conhecimento na escola onde foram apresentados dezesseis trabalhos relacionados com a temática central “O Solo é Vivo”. Dentre os trabalhos apresentados foram selecionados cinco para apresentação na Feira de Conhecimento do Museu Ciências da Terra Aléxis Dorofeef realizada na Praça Silviano Brandão no Município de Viçosa, no dia 5 de dezembro de 2015. Os trabalhos selecionados foram: O ciclo do nitrogênio, Compostagem com minhocas, Horta suspensa, Formigário e O solo e suas utilidades. Como resultado da participação na Feira do Museu a escola recebeu um certificado de participação e foi premiada com duas caixas de amostras, uma de rochas e outra de contendo diversos tipos de solos para produção de tintas. Percebe-se que o desenvolvimento do trabalho pedagógico promoveu uma interação significativa entre os estudantes e professores de modo a potencializar as aprendizagens de todos. A troca de experiências, despertou o interesse em relação ao conhecimento, pois de acordo com Freire (1996) o ensino deve desenvolver a autonomia dos sujeitos, logo percebemos que os estudantes se sentiram motivados a buscar novas possibilidades.
Palavras-chave Solo, Vivo, Conhecendo
Forma de apresentação..... Painel
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