Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6969

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Aurora Corrêa Rodrigues
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Vanessa Freitas Silva
Título Saúde na escola na perspectiva da educação inclusiva: um olhar sob a diversidade
Resumo Nas últimas décadas a discussão sobre inclusão social tem ganhado destaque e cada vez mais relevância no cenário mundial. A educação inclusiva visa fundamentalmente ações que garantam o acesso de toda a população à escola regular, sem distinção de qualquer natureza. Diante disso, esse projeto se justificou pela necessidade de se refletir sobre a formação continuada de professores e a reestruturação das escolas para se adequarem as necessidades dos alunos, além da reflexão sobre a postura assumida pelos professores e demais profissionais envolvidos no espaço escolar. O presente projeto teve como objetivo desenvolver ações junto aos professores, funcionários e alunos no município de Viçosa-MG. As ações foram divididas nas seguintes etapas: preparação da equipe, interação entre equipe e público alvo, elaboração do material educativo, elaboração e desenvolvimento de oficinas, formação de professores, orientações aos funcionários e ensino aos alunos. Para realizar as intervenções foram utilizados recursos como teatros, dinâmicas, figuras e jogos cooperativos que buscam promover a inclusão. Parte das intervenções ocorreram de julho de 2013 a julho de 2015. No primeiro momento foram realizadas observações na escola, a fim de conhecer as dependências. Reuniões semanais foram realizadas para conhecer melhor as necessidades e os problemas enfrentados na escola. Durante as observações procurou-se identificar possíveis casos de deficiência. Também foi elaborado um questionário para ser aplicado entre os professores e funcionários da escola. O questionário continha questões acerca da formação, experiências pessoais e profissionais com deficiência e as expectativas com relação ao projeto. Infelizmente, observou-se resistência por parte dos professores e funcionários para responder. Através das observações na escola foi possível notar que os alunos tinham carência com relação à higiene pessoal, sendo assim foi proposta à realização de oficinas sobre higiene. Aproveitando o período da Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil foram elaboradas atividades relacionadas aos esportes adaptados. No mesmo período ocorreu a Festa Junina da escola, onde a bolsista aproveitou para apresentar materiais com deficientes participando das atividades de festa junina, demonstrando as adaptações que poderiam ser realizadas a fim de incluir todos os alunos. Diante das ações desenvolvidas na escola, podemos considerar que entre junho de 2013 a julho de 2015 as intervenções foram mais voltadas aos alunos, sendo que durante o período de intervenções no recreio foi observado mudança no comportamento deles. As dinâmicas realizadas com os professores causaram bastante satisfação e reflexão sobre como enfrentar novos desafios. Entretanto, cabe ressaltar que houve poucas intervenções junto aos professores e aos funcionários da escola, sendo assim novas abordagens e ações seriam necessárias para atingir os objetivos propostos pelo projeto.
Palavras-chave inclusão, escola, diversidade
Forma de apresentação..... Painel
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