Resumo |
Nas últimas décadas a discussão sobre inclusão social tem ganhado destaque e cada vez mais relevância no cenário mundial. A educação inclusiva visa fundamentalmente ações que garantam o acesso de toda a população à escola regular, sem distinção de qualquer natureza. Diante disso, esse projeto se justificou pela necessidade de se refletir sobre a formação continuada de professores e a reestruturação das escolas para se adequarem as necessidades dos alunos, além da reflexão sobre a postura assumida pelos professores e demais profissionais envolvidos no espaço escolar. O presente projeto teve como objetivo desenvolver ações junto aos professores, funcionários e alunos no município de Viçosa-MG. As ações foram divididas nas seguintes etapas: preparação da equipe, interação entre equipe e público alvo, elaboração do material educativo, elaboração e desenvolvimento de oficinas, formação de professores, orientações aos funcionários e ensino aos alunos. Para realizar as intervenções foram utilizados recursos como teatros, dinâmicas, figuras e jogos cooperativos que buscam promover a inclusão. Parte das intervenções ocorreram de julho de 2013 a julho de 2015. No primeiro momento foram realizadas observações na escola, a fim de conhecer as dependências. Reuniões semanais foram realizadas para conhecer melhor as necessidades e os problemas enfrentados na escola. Durante as observações procurou-se identificar possíveis casos de deficiência. Também foi elaborado um questionário para ser aplicado entre os professores e funcionários da escola. O questionário continha questões acerca da formação, experiências pessoais e profissionais com deficiência e as expectativas com relação ao projeto. Infelizmente, observou-se resistência por parte dos professores e funcionários para responder. Através das observações na escola foi possível notar que os alunos tinham carência com relação à higiene pessoal, sendo assim foi proposta à realização de oficinas sobre higiene. Aproveitando o período da Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil foram elaboradas atividades relacionadas aos esportes adaptados. No mesmo período ocorreu a Festa Junina da escola, onde a bolsista aproveitou para apresentar materiais com deficientes participando das atividades de festa junina, demonstrando as adaptações que poderiam ser realizadas a fim de incluir todos os alunos. Diante das ações desenvolvidas na escola, podemos considerar que entre junho de 2013 a julho de 2015 as intervenções foram mais voltadas aos alunos, sendo que durante o período de intervenções no recreio foi observado mudança no comportamento deles. As dinâmicas realizadas com os professores causaram bastante satisfação e reflexão sobre como enfrentar novos desafios. Entretanto, cabe ressaltar que houve poucas intervenções junto aos professores e aos funcionários da escola, sendo assim novas abordagens e ações seriam necessárias para atingir os objetivos propostos pelo projeto. |