ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | História, política e cultura |
Setor | Departamento de História |
Bolsa | PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | Matheus de Almeida Paiva |
Orientador | KARLA DENISE MARTINS |
Título | Os padres da Congregação da Missão no Santuário do Caraça e o processo de reforma da Igreja nas Minas Gerais (1820-1903) |
Resumo | Nosso trabalho está relacionado aos personagens do clero das Minas Gerais, especificamente ao que se refere à cultura material, ou seja, parte do meio ou produto físico apropriado cultural e socialmente por um grupo, um indivíduo ou uma sociedade. Este trabalho buscou discutir a cultura material da Igreja, a partir do levantamento e reflexão sobre os materiais (artísticos, devocionais ou litúrgicos) que pertenciam aos missionários lazaristas. Para tanto, analisamos castiçais, canetas-tinteiros, pratarias, autorretratos, crucifixos, louças de uso cotidiano, peças de marcenaria, música, agricultura, relíquias, livros, imagens sacras, entre outros. O estudo de tais peças nos ajuda a compreender o ethos católico mineiro, sua influência na sociedade laica e uma história do cotidiano dos padres e suas personalidades mediante a análise de gostos e preferências. Nosso foco aqui é um estudo arqueológico circunstanciado, ou seja, o isolamento para análise dos objetos per si, cruzando com informações escritas estabelecendo um estudo comparativo. Parte desses materiais já foram levantados, mas a ideia é tentar ampliar a procurar por novos acervos e agregar a este trabalho. As representações iconográficas não traduzem nem refletem especificamente ideais ou práticas sociais e religiosas, nem estilos de vida, entretanto não podemos negar a existência de uma relação entre esses fatores (a moral e o rigor dos missionários) e a produção imagética/material, em uma associação de múltiplas formas. Tais associações podem ser entendidas em uma conectividade que institui e é instituída, ou seja, a iconografia transforma e é transformada pelas práticas e pensamentos religiosos.. Os resultados definidos inicialmente só foram possíveis graças ao Santuário do Caraça e a FAPEMIG que financiou esta pesquisa entre os anos de 2013 e 2015, hoje nosso projeto chegou por fim a um resumo (como verbete) informativo sobre o patrimônio local, que descreve, define e classifica as obras, cuja utilização pode ajudar na orientação das pesquisas nossas e de outros autores. |
Palavras-chave | Cultura Material, Clero, Iconografia Religiosa |
Forma de apresentação..... | Painel |