Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6954

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Envelhecimento e qualidade de vida
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Rodolpho Nascimento Oliveira
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Lais Soares Santos, Maria Alice Saraiva, Paula Pereira Pineli, Tainá Nunes Almeida
Título Os benefícios da aplicabilidade da Teoria de Dorothea Orem em uma ILPI de Viçosa - MG
Resumo Introdução
O DignaIdade trata-se de projeto de extensão inserido no Programa PROAFA da Universidade Federal de Viçosa. O mesmo visa a cuidar dos idosos residentes da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Viçosa, Lar dos Velhinhos. Com intuito de melhorar a qualidade da assistência de enfermagem prestada a estes idosos e considerando que o cuidado pode ser melhorado se prestado com embasamento científico, foi proposto o aprofundamento teórico da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem. Nesta teoria, o autocuidado é definido como a prática de atividades que os indivíduos utilizam em benefício próprio para manter a vida, a saúde e o bem estar. Neste sentido, a equipe de enfermagem devidamente embasada, pode agregar neste processo exercendo a assistência que viabilize a garantia deste cuidado necessário. Aprimorar o conhecimento no que diz respeito a esta teoria, possibilitará o planejamento e consequente aplicabilidade de técnicas que irão refletir para uma melhor qualidade de vida e o bem-estar do idoso, além de garantir uma assistência de enfermagem de qualidade no ambiente da ILPI.
Objetivos
Levantar na literatura conteúdo que embase a importância da utilização da Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem com intuito de fundamentar sua aplicação em uma ILPI do município de Viçosa.
Metodologia
Foi realizada revisão bibliográfica a partir da seleção de artigos publicados nos últimos 5 anos, escritos em língua portuguesa, e disponíveis online nas bases de dados PubMed , LILACS, Cochrane e Scopus com texto completo. Após a leitura exploratória de 15 artigos identificados, foram selecionados 10, que constituíram o material de estudo.
Resultados
Os artigos selecionados apontaram para questões de grande importância no contexto no qual o projeto se insere. Destaca-se a descrição da vulnerabilidade advinda do processo de senescência como fator determinante nas doenças graves que pode influenciar no autocuidado. Os trabalhos mostraram ainda que a prática do autocuidado proporciona ao paciente mais autonomia, já que estes reconhecem suas habilidades e capacidades de desempenhar suas funções diárias, aumentando sua autoestima, trazendo benefícios à sua saúde emocional, psicológica e física. Neste contexto é evidenciado o papel da enfermagem, inserido em uma equipe multiprofissional, como motriz na instituição de práticas de cuidado adequado. Além disso, tratam da importância da orientação a ser dada por esta equipe, quando o paciente não está consciente do autocuidado, para a manutenção da sua vida.

Conclusão
Neste sentido a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem se configura como instrumento com possibilidade de impacto positivo para melhorar o papel da Enfermagem na ILPI que o projeto atua. A implementação desta teoria, aplicada ao contexto de atuação da equipe, pode agilizar o trabalho do enfermeiro, trazendo por tanto a melhoria na qualidade do serviço prestado e beneficiando assim a equipe de enfermagem como todo.
Palavras-chave ILPI, IDOSO, ENFERMAGEM
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.