Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6952

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Agricultura, agroecologia e meio ambiente
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Isabela Renó Jorge Moreira
Orientador ANA IRIS MENDES COELHO
Outros membros Angélica Martins da Silva, JOSE BENICIO PAES CHAVES, MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA, MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA, Peterson Cleber Teixeira, RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS, Silmara Christina Rodrigues de Assis
Título Experiência pedagógica com agricultores familiares no contexto da alimentação escolar.
Resumo A relação entre a Universidade Federal de Viçosa e a comunidade acadêmica é estreitada durante a Semana do Fazendeiro. Neste evento insere-se a Troca de Saberes, organizada com o conjunto de atividades e Instalações Artísticos Pedagógicas que propiciam aos participantes socializarem suas vivências e desafios integrados a instituição de ensino. Neste contexto, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da UFV (CECANE UFV) desenvolveu a Instalação Artístico Pedagógica “Alimentação Escolar e Agricultura familiar. É possível? ”, contando com a presença de doze agricultores e agricultoras familiares de diferentes municípios do Estado de Minas Gerais. Objetivou-se compartilhar saberes entre os agricultores e a equipe do CECANE UFV, contribuindo para a operacionalização da agricultura familiar na alimentação escolar. A equipe do CECANE UFV adotou a metodologia Tempestades de Ideias como norteadora das atividades. O espaço da instalação foi organizado com os participantes e facilitadores dispostos em círculo para propiciar a participação ativa e dialógica. Nesse cenário colocou-se uma situação problema da agricultura familiar e alimentação escolar, que deveria ser identificada pelo grupo de agricultores. Além disso, o espaço dispunha de Varal de Ideias contendo ilustrações sobre o tema proposto. No chão, ao meio do círculo, foram fixadas duas macieiras, uma que produzia frutos saudáveis e outra com maçãs deterioradas. Nas raízes da árvore de frutos saudáveis foram colocadas palavras e frases que mostravam as causas dos benefícios da aquisição dos produtos da agricultura familiar para os diversos atores sociais envolvidos. As raízes da outra árvore continham as causas dos problemas encontrados durante a aquisição. A equipe do CECANE UFV e um agricultor levaram frutas, legumes e verduras advindas da produção da agricultura familiar, para caracterizar o ambiente. Inicialmente os participantes se apresentaram e logo após lhes foi recomendado analisar os aspectos do ambiente. Os facilitadores propuseram o debate, o qual estimulou os agricultores a se pronunciarem sobre a venda de seus produtos para a alimentação escolar. As manifestações da equipe do CECANE UFV foram voltadas para a orientação quanto às dificuldades expostas e soluções propostas. Os depoimentos e vivências contribuíram para esclarecer sobre o processo da compra governamental dos produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Um agricultor de Barbacena- MG relatou: “Aprendi muito com o espaço de hoje, foi bom saber de coisas que a gente não conhecia. Vou estar levando tudo isso para a minha cidade”. O evento possibilitou o compartilhamento de saberes entre os participantes, originando propostas de soluções para dificuldades expostas na relação entre agricultura familiar e a alimentação escolar.
APOIO FINANCEIRO: FNDE-MEC
Palavras-chave Agricultura familiar, alimentação escolar, troca de saberes
Forma de apresentação..... Painel
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