Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6944

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Departamento de Informática
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Lucas Zago Bissaro
Orientador ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS
Título Métodos exatos e heuristicos para scheduling multicomponentes
Resumo Problemas de otimização muticomponentes são caracterizados pela junção de mais de um problema de otimização combinatória, difíceis de solução isolada, e mais ainda quando devem ser otimizados simultaneamente. A melhor solução de um não necessariamente contém elementos da melhor solução do outro, impedindo que sejam otimizados separadamente. Pela dificuldade em resolvê-los em tempo hábil usando somente métodos exatos, agregam-se métodos heurísticos, que tornam a solução mais rápida, mas perde-se a garantia de se encontrar a melhor solução.

A pesquisa tratou dois problemas multicomponentes: i) multiple travelling thief problem, combinação do TSP (caixeiro viajante) e do problema da mochila; ii) close enough ridematching problem, combinação do ridematching com o close enough TSP.

No primeiro, têm-se M viajantes que devem passar por N cidades recolhendo itens ao longo do percurso. Cada cidade contém um conjunto de itens com diferentes valores e pesos, que devem ser colocados numa mochila de capacidade limitada. Para cada item pego, o viajante passa a andar mais devagar baseado no peso do item. Ao final eles devem fazer o trajeto no menor tempo possível recolhendo um valor total máximo. Os objetivo são conflitantes, então busca-se otimizar uma função que combina os dois. O trabalho é uma extensão do algoritmo proposto por um mestrando do departamento para o travelling thief problem, que possui apenas um viajante.

No segundo, temos M motoristas e N passageiros espalhados em locais diferentes da cidade, e os motoristas devem dar carona aos passageiros. Cada motorista tem um limite de distância que aceita percorrer e um limite de vagas para passageiros. Cada passageiro estabelece a distância que está disposto a andar para a carona. Todos têm um destino final comum, no caso o campus da UFV. O objetivo do problema é atender o máximo de passageiros e minimizar a distância total percorrida pelos motoristas. O objetivo do trabalho foi estudar variações nas heurísticas propostas por um mestrando do departamento, que definiu o problema e métodos de solução.

Utilizamos dois métodos para a solução inicial: um busca o passageiro mais próximo de um motorista, o insere em sua rota, repetindo o processo até não ser possível atender mais passageiros; o segundo, proposto deste trabalho, é baseado no primeiro, mas além de observar o passageiro mais perto de cada motorista, busca qual preencheria mais a rota, evitando assim que outro motorista o pegue deixando um mais distante, que não pode ser pego por este motorista. Ajuda assim a atender o máximo de passageiros. Após isso, aplica-se um método heurístico de busca local, que tenta trocar dois passageiros de motoristas e de posições na rota. Se a troca melhora a solução, faz a troca e tenta melhorar a partir dela.

O método proposto atinge soluções melhores em alguns casos do problema, contribuindo para reduzir o tempo computacional de um modelo de programação matemática que utiliza tal solução como ponto de partida.
Palavras-chave Roteamento, Heurísticas, Otimização Combinatória
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.