Resumo |
O estudo teve como objetivo atuar nas medidas de desempenho em atividades internas do NEMOS – Núcleo de Engenharia de Modelagem e Simulação, a partir do mapeamento de processos. Com documentações e reuniões feitas frequentemente, assim capacitando os membros da gestão de qualidade a confeccionar os Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) das atividades dos diversos setores, para serem utilizados como material para o repasse de conhecimento, de forma clara e objetiva. O conhecimento foi adquirido por reuniões, discussões e pesquisas recorrentes na literatura disponível. Assim, os objetivos específicos foram: melhorar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos para publicação dos resultados em periódicos; identificar relacionamento existente entre as atividades desenvolvidas; construção do mapa de processos das atividades realizadas e a documentação em procedimento operacional padrão (POP) destas. A metodologia teve como ambiente de estudo o próprio NEMOS, que é um núcleo de modelagem e simulação voltado para os estudantes de engenharia mecânica e engenharia de produção, onde possibilita os estudantes treinarem suas competências e desenvolverem conhecimento profissional. Na maioria dos casos, os alunos da engenharia mecânica fazem parte da equipe técnica de modelagem e simulação e os alunos da engenharia de produção ficam na equipe técnica de gestão. A equipe de modelagem e simulação é ramificada em projetos distintos, sendo que cada uma desenvolve a construção de um experimento mecânico bem especifico e independentes. Já a equipe de gestão é subdivida em gestão de: pessoas, qualidade e projeto. Estas ficam responsáveis além de gerir o núcleo como um todo, desenvolver sua equipe de forma mais eficiente. Foram realizadas coletas de dados experimentais e em reuniões com coordenadores, aprendizagem a partir de cursos oferecidos pela própria organização, materiais de leitura, reunião entre os próprios membros para trocar informações e o auxilio do aplicativo de compartilhamento Dropbox. Os processos foram classificados, identificados e assim elaborados POP’s, a partir do mapeamento. Obtido um mapa geral do NEMOS, no seguinte fluxo: Planejamento inicial de projeto; Benchmarking; Planejamento detalhado de projeto; Execução; Análise dos resultados; Comunicação técnica, de forma que com cada uma dessas etapas ficaram bem detalhadas. Estas foram repassadas e compreendidas satisfatoriamente pelos membros das equipes de gestão, que inclusive a elaboração dos POPs foi realizada pela equipe de gestão qualidade. O trabalho voltado para o desenvolvimento da área de qualidade foi de grande importância para todas as áreas como um todo. Abriu espaços para o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo do NEMOS, além de deixar os membros mais motivados. |