Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6934

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Gestão de processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Otacílio Acácio de Oliveira
Orientador ALEXANDRE NAVARRO DA SILVA
Título Mapeamento de processos na identificação de indicadores de desempenho das atividades realizadas no NEMOS/DEP/UFV
Resumo O estudo teve como objetivo atuar nas medidas de desempenho em atividades internas do NEMOS – Núcleo de Engenharia de Modelagem e Simulação, a partir do mapeamento de processos. Com documentações e reuniões feitas frequentemente, assim capacitando os membros da gestão de qualidade a confeccionar os Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) das atividades dos diversos setores, para serem utilizados como material para o repasse de conhecimento, de forma clara e objetiva. O conhecimento foi adquirido por reuniões, discussões e pesquisas recorrentes na literatura disponível. Assim, os objetivos específicos foram: melhorar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos para publicação dos resultados em periódicos; identificar relacionamento existente entre as atividades desenvolvidas; construção do mapa de processos das atividades realizadas e a documentação em procedimento operacional padrão (POP) destas. A metodologia teve como ambiente de estudo o próprio NEMOS, que é um núcleo de modelagem e simulação voltado para os estudantes de engenharia mecânica e engenharia de produção, onde possibilita os estudantes treinarem suas competências e desenvolverem conhecimento profissional. Na maioria dos casos, os alunos da engenharia mecânica fazem parte da equipe técnica de modelagem e simulação e os alunos da engenharia de produção ficam na equipe técnica de gestão. A equipe de modelagem e simulação é ramificada em projetos distintos, sendo que cada uma desenvolve a construção de um experimento mecânico bem especifico e independentes. Já a equipe de gestão é subdivida em gestão de: pessoas, qualidade e projeto. Estas ficam responsáveis além de gerir o núcleo como um todo, desenvolver sua equipe de forma mais eficiente. Foram realizadas coletas de dados experimentais e em reuniões com coordenadores, aprendizagem a partir de cursos oferecidos pela própria organização, materiais de leitura, reunião entre os próprios membros para trocar informações e o auxilio do aplicativo de compartilhamento Dropbox. Os processos foram classificados, identificados e assim elaborados POP’s, a partir do mapeamento. Obtido um mapa geral do NEMOS, no seguinte fluxo: Planejamento inicial de projeto; Benchmarking; Planejamento detalhado de projeto; Execução; Análise dos resultados; Comunicação técnica, de forma que com cada uma dessas etapas ficaram bem detalhadas. Estas foram repassadas e compreendidas satisfatoriamente pelos membros das equipes de gestão, que inclusive a elaboração dos POPs foi realizada pela equipe de gestão qualidade. O trabalho voltado para o desenvolvimento da área de qualidade foi de grande importância para todas as áreas como um todo. Abriu espaços para o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo do NEMOS, além de deixar os membros mais motivados.
Palavras-chave Mapeamento, processos, NEMOS
Forma de apresentação..... Painel
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