Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6931

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Maíra Mendes Coelho
Orientador MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA
Outros membros ANA IRIS MENDES COELHO, Daniela Cristina Saraiva, JOSE BENICIO PAES CHAVES, Luiza Fazenda Pinto, MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA, RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS
Título Integração do CECANE UFV com os atores da alimentação escolar
Resumo Os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar - CECANEs são instituídos por meio de parcerias entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e Instituições Federais de Ensino Superior, nas diversas regiões do país, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE. Implementado em 2016, o CECANE UFV é o segundo Centro Colaborador instituído em Minas Gerais. É formado por uma comissão coordenadora comr um professor representante de cada Centro de Ciências da Universidade Federal de Viçosa, além de uma equipe técnica de apoio e de assessoramento. Tem como finalidade prestar apoio técnico e operacional na implementação da alimentação saudável nas escolas. Desse modo tem-se como objetivo expor as ações realizadas para integrar o CECANE UFV com os atores da alimentação escolar a fim de colaborar para a excelência no funcionamento do PNAE. As ações desenvolvidas pelo Centro abrangem a) o monitoramento e assessoria à execução do PNAE, por meio de apoio técnico e operacional aos atores sociais envolvidos no programa visando o aprimoramento da sua execução; b) a capacitação de Nutricionistas Responsáveis Técnicos do PNAE; c) discussões com conselheiros da alimentação escolar sobre o PNAE, a fim de garantir a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos sobre a gestão, execução do PNAE e o papel dos conselhos de alimentação escolar – CAE; d) integração com os agricultores familiares para que estes sejam incentivados a produzir gêneros para serem introduzidos nos cardápios da alimentação escolar. Essas ações são planejadas por meio de rodas de conversas semanais com vistas a ampliar o conhecimento da equipe do CECANE sobre o PNAE, bem como estabelecer novas estratégias para divulgar as atividades do centro a fim de facilitar a integração com os atores da alimentação escolar. Nessa perspectiva foram discutidas metodologias apropriadas para cada ação proposta e viu-se a necessidade de inserir o CECANE também nas ações desenvolvidas no ambiente da UFV. Entre os resultados alcançados até o momento estão a instalação de Stand na 87ª Semana do Fazendeiro, reunião com produtores da agricultura familiar, utilizando metodologias ativas, assessoria em dois municípios de Minas Gerais, com participação de cidades, a criação de um blog https://cecaneufv.blogspot.com.br/ e elaboração de folder informativo sobre o CECANE UFV. Esses resultados evidenciam a integração efetiva do CECANE UFV com diversos atores da alimentação escolar constituindo a base para a consolidação deste centro e dos propósitos de aprimoramento o funcionamento do PNAE.

APOIO FINANCEIRO: FNDE-MEC
Palavras-chave CECANE, alimentação escolar, integração
Forma de apresentação..... Painel
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