ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Alimentos, nutrição e saúde humana |
Setor | Departamento de Nutrição e Saúde |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | MEC |
Primeiro autor | Maíra Mendes Coelho |
Orientador | MARIA DO CARMO FONTES DE OLIVEIRA |
Outros membros | ANA IRIS MENDES COELHO, Daniela Cristina Saraiva, JOSE BENICIO PAES CHAVES, Luiza Fazenda Pinto, MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA, RICARDO HENRIQUE SILVA SANTOS |
Título | Integração do CECANE UFV com os atores da alimentação escolar |
Resumo | Os Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar - CECANEs são instituídos por meio de parcerias entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE e Instituições Federais de Ensino Superior, nas diversas regiões do país, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE. Implementado em 2016, o CECANE UFV é o segundo Centro Colaborador instituído em Minas Gerais. É formado por uma comissão coordenadora comr um professor representante de cada Centro de Ciências da Universidade Federal de Viçosa, além de uma equipe técnica de apoio e de assessoramento. Tem como finalidade prestar apoio técnico e operacional na implementação da alimentação saudável nas escolas. Desse modo tem-se como objetivo expor as ações realizadas para integrar o CECANE UFV com os atores da alimentação escolar a fim de colaborar para a excelência no funcionamento do PNAE. As ações desenvolvidas pelo Centro abrangem a) o monitoramento e assessoria à execução do PNAE, por meio de apoio técnico e operacional aos atores sociais envolvidos no programa visando o aprimoramento da sua execução; b) a capacitação de Nutricionistas Responsáveis Técnicos do PNAE; c) discussões com conselheiros da alimentação escolar sobre o PNAE, a fim de garantir a ampliação e o aprofundamento de conhecimentos sobre a gestão, execução do PNAE e o papel dos conselhos de alimentação escolar – CAE; d) integração com os agricultores familiares para que estes sejam incentivados a produzir gêneros para serem introduzidos nos cardápios da alimentação escolar. Essas ações são planejadas por meio de rodas de conversas semanais com vistas a ampliar o conhecimento da equipe do CECANE sobre o PNAE, bem como estabelecer novas estratégias para divulgar as atividades do centro a fim de facilitar a integração com os atores da alimentação escolar. Nessa perspectiva foram discutidas metodologias apropriadas para cada ação proposta e viu-se a necessidade de inserir o CECANE também nas ações desenvolvidas no ambiente da UFV. Entre os resultados alcançados até o momento estão a instalação de Stand na 87ª Semana do Fazendeiro, reunião com produtores da agricultura familiar, utilizando metodologias ativas, assessoria em dois municípios de Minas Gerais, com participação de cidades, a criação de um blog https://cecaneufv.blogspot.com.br/ e elaboração de folder informativo sobre o CECANE UFV. Esses resultados evidenciam a integração efetiva do CECANE UFV com diversos atores da alimentação escolar constituindo a base para a consolidação deste centro e dos propósitos de aprimoramento o funcionamento do PNAE. APOIO FINANCEIRO: FNDE-MEC |
Palavras-chave | CECANE, alimentação escolar, integração |
Forma de apresentação..... | Painel |