Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6920

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luna Carolina Batalha Clemente
Orientador LUCIANE ISABEL RAMOS MARTINS
Outros membros Amanda Gabriele Alvarenga Gomes, Beatriz Vieira Magdaleno, Daiane Araujo Meireles, LECI SOARES DE MOURA E DIAS, MARIA APARECIDA DUARTE LOPES, MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA, NATALIA RIGUEIRA FERNANDES
Título Vivências lúdicas com famílias na Ludoteca UFV
Resumo A Ludoteca da Universidade Federal de Viçosa é um Programa Especial da Divisão de Extensão vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e cultura e envolve os Departamentos de Educação e de Economia Doméstica. Situada na casa 1 da Vila Gianett, conta com um espaço preparado para propiciar o desenvolvimento de atividades lúdicas, procurando resgatar a prática do brincar no contexto da infância. Este ambiente promove a integração com a comunidade por meio de vivências artístico-culturais, descoberta e exploração das atividades por meio do lúdico favorecendo a possibilidade de interação com várias crianças, em um processo de socialização com base na troca e no respeito às diversidades.Os objetivos da Ludoteca são: Promover a autonomia, a cooperação e a criatividade por meio de atividades lúdicas e culturais, resgatando a prática do brincar no contexto da infância propiciando convivências espontâneas e prazerosas.O funcionamento acontece de três formas: Sede:Recebendo crianças de 1 a 12 anos de idade, acompanhados por professores.As atividades são planejadas e realizadas de acordo com a faixa etária. Itinerante: São levadas atividades lúdicas até as escolas das comunidades locais e regionais de Viçosa com o intuito de gerar um maior interesse pelo lúdico.Aos domingos: Recebe as crianças acompanhadas por suas famílias proporcionando a interação entre os mesmos possibilitando a percepção dos pais sobre a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.Aos domingos oferece à criança um ambiente de qualidade estimulando as interações sociais entre as crianças e seus familiares, procurando deixá-la atuar de forma autônoma e ativa. Neste propósito os pais têm um papel fundamental na interação com a criança. Pesquisas apontam que nos dias atuais os pais possuem uma carga horária de trabalho intensa o que interfere bastante no tempo disponível para brincar e estar com a criança. Percebe-se, nas atividades aos domingos uma insuficiente interação dos pais com os seus filhos o que nos leva a inferir que há uma grande necessidade de proporcionar aos mesmos, experiências lúdicas que lhes permitam evidenciar a seriedade do brincar no desenvolvimento integral da criança. O brincar permite que a criança cruze seu mundo imaginário com o seu mundo real, e esta realidade externa permite-lhe desenvolver competências para aprender a estar em família, a lidar com as suas frustrações, a imitar o outro e a amadurecer no seu desenvolvimento social. Os benefícios das brincadeiras são inesgotáveis. O lúdico como forma de estimular o saber das crianças, vem sendo estudados já há muitos anos, vale ressaltar que há muito a ser discutido sobre essa questão da família com o lúdico no desenvolvimento do ensino e aprendizagem nas crianças. Os pais necessitam utilizar o lúdico dentro de sua família, antecipando esses estímulos na vida das crianças incluindo essas atividades naturalmente no cotidiano, e a falta de tempo nunca pode ou deve ser desculpa.
Palavras-chave Lúdico, Infância, Família
Forma de apresentação..... Painel
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