Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 6912

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jéssica Soares Teixeira
Orientador HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Título As emoções de professores em formação diante do uso da língua inglesa
Resumo A aprendizagem de uma língua estrangeira é cercada por diversos fatores, dentre eles, as nossas emoções, que, por sua vez, podem influenciar ativamente no processo de aprendizagem. Estando presente em todos os momentos de nossas vidas, elas podem modificar nossas ações e a forma como reagimos diante de cada situação. Para Bourne (1998), falar uma língua estrangeira é expor-se diante dos outros, é revelar-se, é dar mostra imediata de habilidade. Dessa maneira, comunicar-se em uma segunda língua se mostra um desafio para muitos alunos. Welp (2009) também destaca que é na aula de língua estrangeira que o aluno sente que suas “fraquezas” serão reveladas. Mastrella (2007) ainda aponta que aprender uma língua estrangeira não envolve apenas aprender as regras gramaticais e/ou vocabulários, mas, também, aprender a lidar com emoções como medo, ansiedade e vergonha. Essas emoções, segundo Stanley (1999), são consideradas inibidoras, pois não permitem que o aluno se sinta à vontade para falar uma segunda língua. O presente trabalho teve como objetivo investigar como futuros professores de inglês se sentem diante de situações em que precisam fazer uso da língua inglesa. A metodologia envolveu um questionário aberto aplicado a 21 participantes, alunos de Letras, habilitação Inglês/Português, de uma universidade federal. O questionário continha oito questões, sendo que em uma delas, foi solicitado aos alunos fazer um desenho que ilustrasse a forma como se sentiam ao fazer o uso da língua inglesa em sala de aula. Os resultados sugerem sentimentos de inferioridade por parte de alguns alunos, uma vez que, ao se depararem com colegas que já são fluentes, se sentem inibidos e incapazes. Por outro lado, sentimentos como os que despertam a perseverança foram frequentes para superarem as dificuldades. As implicações desses resultados sugerem um olhar mais atento para as emoções no contexto de aprendizagem em que os alunos/futuros professores estão inseridos, uma vez que essas podem influenciar seu desempenho linguístico e, futuramente, seu papel profissional.
Palavras-chave Emoções,  professores em formação,  uso da língua inglesa.
Forma de apresentação..... Painel
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